Favela-Bairro de Cesar Maia, não teve continuidade dos prefeitos e candidatos não apresentaram propostas para reduzir risco das Cidades

Favela-Bairro de Cesar Maia, não teve continuidade dos prefeitos e candidatos não apresentaram propostas para reduzir risco das Cidades

Os candidatos a prefeito do Rio, não apresentaram programas de governo que contemplassem propostas mínimas para transformar as favelas em Bairros com eliminação dos focos de riscos nas Cidades. 

Os investimentos em obras de infraestrutura também ajudam muito na solução dos problemas de segurança pública, através de urbanização de logradouros, iluminação, sistema de câmeras para monitoramento, e a implantação de quiosques e pontos de comércio popular complementam o trabalho.

Para o Engenheiro Fernando Annibolete - Presidente da ASPROCITEC, é necessário investimentos  para que as favelas de fato virem bairros, como: Implantação de sistema de saneamento, pavimentação, acessibilidade, eliminar riscos de deslizamento de encostas, replantio de árvores e controle da ocupação do solo, completando com ações sociais, com a criação dos centros comunitários, serviço de atendimento à saúde, escolas, creches, centros esportivos e programas de geração emprego e renda.

Outrora tivemos avanço com ex-prefeito Cesar Maia, na continuidade do projeto Favela-Bairro idealizado pelo ex-prefeito - Arquiteto Luiz Paulo Conde (1995). O projeto atendeu 600 mil pessoas em mais de 180 favelas com investimentos do BID - Banco Interamenicano de Desenvolvimento na ordem de US$ 600 milhões e foi considerado no Relatório das Cidades da ONU - Organização das Nações Unidas, como projeto modelo de políticas públicas no combate à pobreza e miséria.

Um exemplo claro da negligência do poder público ocorreu em 2010, com tragédia anunciada no Morro do Bumba com deslizamento do terreno com morte de 267 pessoas. O fato era previsível, já que o local era um antigo lixão desativado e o poder público além de não fazer seu papel em impedir a ocupação, ainda deu incentivo permitindo a instalação de água, energia e esgoto ainda que precário.

O Engenheiro Fernando Annibolete - Presidente da Associação dos Profissionais de Ciência e Tecnologia, juntamente com o Engenheiro Rodrigo Azevedo - Diretor de Engenharia e Obras da Federação das Favelas do RJ, estão disponíveis para debater com Órgãos Públicos, Empresas, Instituições e Entidades de Classe, o tema: Favela-Bairro, a metamorfose necessária para eliminar a desigualdade social e os riscos nas Cidades.

O Eng. Rodrigo Azevedo, traz esperança para sociedade ao fazer consultoria técnica nas favelas e encaminhar os problemas, principalmente com relação as mudanças climáticas e meteorológicas do Brasil, para tratativa urgente do Legislativo e do Executivo, para viabilizar através dos Ministérios execução de trabalhos como o Favela-Bairro dos autores Conde e Cesar Maia.

 

 

Por Ultima Hora em 12/08/2024
Publicidade
Aguarde..