Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Durante as férias escolares, contar com a comodidade do serviço de transporte por aplicativo facilita o planejamento dos passeios com as crianças. A plataforma da Uber traz diversos recursos e ferramentas para oferecer maior segurança às viagens, mas também é preciso se atentar às regras de trânsito.
Ao usar a plataforma da Uber, todos são responsáveis pela segurança e conforto da viagem. Tanto os motoristas parceiros quanto os usuários do serviço devem cumprir com as leis locais ao transportar bebês e crianças, sejam pequenas ou já maiores.
Cadeirinha infantil
O uso da cadeirinha infantil para automóvel não é obrigatório para os motoristas de app desde 12 de abril de 2021, como informa a Resolução 819 da Lei da Cadeirinha do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Ao viajar com crianças pequenas, se os pais quiserem transportar com cadeirinha, é responsabilidade do passageiro fornecer o dispositivo.
Cinto de segurança
Um item indispensável, independentemente da idade, é o cinto de segurança, que deve ser usado em qualquer banco do veículo. Por isso, motoristas parceiros podem recusar a viagem se o número de usuários ultrapassar a quantidade de cintos de segurança disponíveis. Vale lembrar também que crianças menores de 10 anos devem viajar sempre no banco de trás.
Adolescentes viajando com conta própria
Em outubro de 2023, a Uber iniciou o piloto da função Uber Adolescentes no Brasil, que já está disponível no país inteiro. Por meio desse recurso, pais ou responsáveis podem convidar adolescentes (de 12 a 17 anos) sob sua guarda a criar uma conta no app que permite aos jovens solicitar suas próprias viagens, com supervisão do responsável.
O recurso pode ser acessado no Perfil Familiar do responsável e toda vez que o adolescente solicitar um deslocamento seus responsáveis receberão atualizações em tempo real e poderão acompanhar a viagem ao vivo, desde o embarque até o desembarque, e ligar para o motorista, se for preciso. Além disso, ao fazerem viagens pela plataforma da Uber, os adolescentes terão acesso automaticamente aos recursos de segurança do aplicativo, como confirmação da viagem por código (U-Código) e, após confirmação do aceite, gravação de áudio de todas as viagens (U-Áudio), entre muitos outros.
Ferramentas e recursos de segurança da Uber
Desde antes de entrar no carro, até depois de chegar ao seu destino existem opções que podem ajudar a proporcionar uma experiência melhor. Abaixo, algumas dicas e recursos de segurança para maior tranquilidade nas viagens:
Dicas
Confira o veículo antes de entrar: Evite confusões no momento de encontrar com o motorista. Lembre-se de verificar se a marca, o modelo, a placa do carro, o nome e a foto do motorista parceiro correspondem às informações apresentadas na plataforma. Todos os usuários também podem habilitar o recurso U-Código, em “Confirme suas viagens”, nas “Configurações”, por meio do qual o usuário recebe automaticamente um código exclusivo de 4 números após solicitar uma viagem, a fim de confirmar que está entrando no carro certo. Ele deve fornecer verbalmente esse número ao motorista antes que o trajeto seja iniciado.
Ferramentas e Recursos
Para mitigar interações no bate-papo do aplicativo que possam ser consideradas ofensivas ou que ameacem a integridade de uma pessoa, a Uber possui um filtro de detecção de mensagens inapropriadas (U-Filtro). Este processo de revisão pode levar à desativação permanente da conta do usuário ou motorista.
Também é importante destacar que todas as viagens pelo aplicativo Uber possuem seguro de Acidentes Pessoais (U-Seguro) que cobre desde o momento em que o motorista aceita a viagem até o último usuário deixar o veículo. O seguro inclui despesas médicas hospitalares em caso de acidente, casos mais graves como invalidez permanente, entre outras coberturas que garantem sua proteção.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!