Festival de Artes terá quatro peças teatrais no SESC Nova Iguaçu

Festival de Artes terá quatro peças teatrais no SESC Nova Iguaçu

Mistério, cordel, adaptação de clássico e uma aula de história local. Nova Iguaçu promove, nesta semana, o Festival de Teatro com quatro espetáculos que prometem agradar diferentes públicos. As peças serão encenadas no teatro do SESC Nova Iguaçu, de 28 a 31 de março, sempre em dois horários, e de graça. Os eventos fazem parte do Festival de Artes de Nova Iguaçu.

Nesta terça-feira (28), o suspense toma conta com a peça “O Mistério da Rua de Cima”. A obra é a transposição cênica da lenda do homem do saco. Se nas histórias populares e no imaginário infantil esta é uma figura misteriosa e assustadora, nesta montagem o final promete ser surpreendente e poético.

Na quarta-feira (29) é a vez do espetáculo infantil “Jotinha – O Menino Que Brincava Com as Palavras”. Com elementos do cordel sobre a infância do poeta e cordelista Jota Rodrigues, que veio do Pernambuco para Nova Iguaçu na década de 1970, a peça conta a história do menino pobre e analfabeto até os 9 anos de idade, que desde pequeno era encantado pelos versos e pelo som das palavras.

A peça “O Patinho Feio”, livre adaptação teatral em forma de cordel do conto homônimo de Hans Christian Andersen, será encenada na quinta-feira (30). O espetáculo surgiu de uma pesquisa cênica baseada na cultura popular brasileira focada em manifestações como o cordel nordestino e os brincantes dos folguedos.

Situada no sertão e com uma proposta diferente de abordagem do conto, a peça atualiza a dicotomia entre feio e bonito, trazendo a reflexão sobre as diferenças, a diversidade, o processo de entendimento, aceitação e acolhimento do outro, trabalhando a aceitação das diferenças. Na encenação, uma trupe mambembe de brincantes conta de maneira peculiar a história de um patinho que não se encaixa nos padrões vigentes do lugar, e por isso é rejeitado pelos demais personagens.

O encerramento do Festival de Teatro será na sexta-feira (31), com a peça “De Iguassú Velha à Nova Iguaçu”, um espetáculo para o público identificar suas histórias narradas por atores-contadores, onde uma história se passa cenicamente e uma outra é mostrada em imagens e depoimentos de quem acompanhou a metamorfose iguaçuana.

Nos quatro dias de evento, cada uma das peças serão encenadas duas vezes ao dia, às 10h e às 15h. O SESC Nova Iguaçu fica na Rua Dom Adriano Hipolito, 10 – Moquetá. A entrada é gratuita.

O Festival de Artes de Nova Iguaçu é promovido pelo Ministério do Turismo e pela Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG), da Prefeitura de Nova Iguaçu, com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAM), da Secretaria Municipal de Cultura (SEMCULT) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SEMDETTUR). Todos os eventos são gratuitos. A programação semanal pode ser consultada em www.novaiguacu.rj.gov.br/fenig/festivaldeartes

 

 

Por Coluna Arinos Monge em 27/03/2023
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..