FIA-RJ e UERJ lançam livro sobre Programa Trabalho Protegido na Adolescência

Programa oferece curso de qualifica

FIA-RJ e UERJ lançam livro sobre Programa Trabalho Protegido na Adolescência

A Fundação para a Infância e Adolescência do Rio de Janeiro (FIA-RJ) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) lançam, nesta quarta-feira (22), na Capela Ecumênica da UERJ, o livro "Feito Coletivo: Histórias e Narrativas do Programa Trabalho Protegido na Adolescência". 

Com o objetivo de divulgar e apresentar o Programa Trabalho Protegido na Adolescência (PTPA), o evento promoverá um diálogo sobre os significados de "coletivo" e como esses conceitos se manifestam na sociedade. O livro "Feito Coletivo: Histórias e Narrativas" é uma compilação de histórias e experiências do PTPA, buscando compartilhar o conhecimento e as vivências dos participantes com a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.

"Um livro é uma poderosa ferramenta de transformação e crescimento para os jovens. Através da leitura, eles têm a oportunidade de explorar diferentes mundos, expandir seus horizontes e desenvolver habilidades essenciais para a vida. Temos a chance de impactar e influenciar positivamente a vida de muitos adolescentes”, explica Fernanda Lessa, presidente da FIA-RJ.

A programação do evento terá início com boas-vindas, seguido pela abertura oficial, na qual os organizadores e palestrantes apresentarão uma breve introdução sobre o livro e seus objetivos. Em seguida, acontecerá uma mesa redonda sobre coletividade e a metodologia utilizada na elaboração das narrativas presentes na obra. 

A mesa redonda contará com a participação da coordenadora do PTPA, Tatiane Alves, do professor Ricardo Lima, do Instituto de Artes da UERJ, e do professor Wecisley Ribeiro, do Instituto de Educação Física da UERJ.

Após a mesa redonda, os participantes terão a oportunidade de receber gratuitamente o livro "Feito Coletivo: Histórias e Narrativas" e desfrutar de uma apresentação cultural de roda de samba com Vanessa Fernandes e Calyton Conceição. 

Os alunos do PTPA também participarão de uma dinâmica interativa, respondendo à pergunta "O que é coletivo para você?" e compartilhando suas respostas em um varal instalado em frente à Capela Ecumênica. O evento será encerrado com uma apresentação do grupo de passinho.

Alunos, professores e funcionários da UERJ, profissionais da área de assistência social e educação, e a comunidade em geral interessada em conhecer as experiências do Programa Trabalho Protegido na Adolescência poderão participar do lançamento das 9h às 13h. Lá ocorrerão atividades planejadas para este público. 

A mesa redonda, a distribuição dos livros e a apresentação cultural têm como objetivo estimular a reflexão, o debate, a interação e o entretenimento dos participantes, além de valorizar a cultura local. 

O evento é organizado pelo Observatório de Políticas Públicas para Adolescentes da UERJ (OPPA) e pela Fundação para Infância e Adolescência, em parceria com a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PR3) e a Pró-reitoria de Saúde (PR5). 

Sobre a FIA-RJ e o PTPA

A Fundação para Infância e Adolescência do Rio de Janeiro (FIA-RJ) é uma instituição vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos que atua na defesa e promoção dos direitos de crianças e adolescentes, visando garantir seu pleno desenvolvimento e bem-estar. A FIA-RJ realiza ações e programas voltados para a proteção, educação e inclusão social de jovens em situação de vulnerabilidade.

O Programa tem como propósito oferecer aos adolescentes de ambos os sexos um curso de qualificação que é elaborado, executado e avaliado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com duração de 320 horas, no contraturno escolar. Após o curso, o estudante tem a possibilidade de ser encaminhado para experiência de estágio onde será acompanhado até seus 18 anos incompletos.

Público-alvo do programa:

- Adolescentes que tenham de 15 a 18 anos incompletos, sendo o curso realizado entre os 15 e 16 anos.


Evento gratuito e aberto ao público 
Dia: 22/05
Horário: 9h às 13h
Local: Capela Ecumênica UERJ. Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã.

Fonte: Silvia Melo/ Assessoria de Imprensa

Por Ultima Hora em 21/05/2024

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Rei Kaio Mackenzie e Rainha Thuane Werneck são eleitos para a Corte Real do Carnaval 2025 em concurso da Riotur
23 de Novembro de 2024

Rei Kaio Mackenzie e Rainha Thuane Werneck são eleitos para a Corte Real do Carnaval 2025 em concurso da Riotur

Trutas no Leite
08 de Março de 2023

Trutas no Leite

Especialista ensina três passos para eliminar os pensamentos negativos
03 de Dezembro de 2022

Especialista ensina três passos para eliminar os pensamentos negativos

O Marco Temporal e seus Impactos Jurídicos e Sociais para os Povos Originários
18 de Abril de 2024

O Marco Temporal e seus Impactos Jurídicos e Sociais para os Povos Originários

Aguarde..