FIA-RJ e UERJ lançam livro sobre Programa Trabalho Protegido na Adolescência

Programa oferece curso de qualificação para adolescentes que buscam o primeiro estágio; Evento acontece nesta quarta-feira (22), na universidade

FIA-RJ e UERJ lançam livro sobre Programa Trabalho Protegido na Adolescência

A Fundação para a Infância e Adolescência do Rio de Janeiro (FIA-RJ) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) lançam, nesta quarta-feira (22), na Capela Ecumênica da UERJ, o livro "Feito Coletivo: Histórias e Narrativas do Programa Trabalho Protegido na Adolescência". 

Com o objetivo de divulgar e apresentar o Programa Trabalho Protegido na Adolescência (PTPA), o evento promoverá um diálogo sobre os significados de "coletivo" e como esses conceitos se manifestam na sociedade. O livro "Feito Coletivo: Histórias e Narrativas" é uma compilação de histórias e experiências do PTPA, buscando compartilhar o conhecimento e as vivências dos participantes com a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.

"Um livro é uma poderosa ferramenta de transformação e crescimento para os jovens. Através da leitura, eles têm a oportunidade de explorar diferentes mundos, expandir seus horizontes e desenvolver habilidades essenciais para a vida. Temos a chance de impactar e influenciar positivamente a vida de muitos adolescentes”, explica Fernanda Lessa, presidente da FIA-RJ.

A programação do evento terá início com boas-vindas, seguido pela abertura oficial, na qual os organizadores e palestrantes apresentarão uma breve introdução sobre o livro e seus objetivos. Em seguida, acontecerá uma mesa redonda sobre coletividade e a metodologia utilizada na elaboração das narrativas presentes na obra. 

A mesa redonda contará com a participação da coordenadora do PTPA, Tatiane Alves, do professor Ricardo Lima, do Instituto de Artes da UERJ, e do professor Wecisley Ribeiro, do Instituto de Educação Física da UERJ.

Após a mesa redonda, os participantes terão a oportunidade de receber gratuitamente o livro "Feito Coletivo: Histórias e Narrativas" e desfrutar de uma apresentação cultural de roda de samba com Vanessa Fernandes e Calyton Conceição. 

Os alunos do PTPA também participarão de uma dinâmica interativa, respondendo à pergunta "O que é coletivo para você?" e compartilhando suas respostas em um varal instalado em frente à Capela Ecumênica. O evento será encerrado com uma apresentação do grupo de passinho.

Alunos, professores e funcionários da UERJ, profissionais da área de assistência social e educação, e a comunidade em geral interessada em conhecer as experiências do Programa Trabalho Protegido na Adolescência poderão participar do lançamento das 9h às 13h. Lá ocorrerão atividades planejadas para este público. 

A mesa redonda, a distribuição dos livros e a apresentação cultural têm como objetivo estimular a reflexão, o debate, a interação e o entretenimento dos participantes, além de valorizar a cultura local. 

O evento é organizado pelo Observatório de Políticas Públicas para Adolescentes da UERJ (OPPA) e pela Fundação para Infância e Adolescência, em parceria com a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PR3) e a Pró-reitoria de Saúde (PR5). 

Sobre a FIA-RJ e o PTPA

A Fundação para Infância e Adolescência do Rio de Janeiro (FIA-RJ) é uma instituição vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos que atua na defesa e promoção dos direitos de crianças e adolescentes, visando garantir seu pleno desenvolvimento e bem-estar. A FIA-RJ realiza ações e programas voltados para a proteção, educação e inclusão social de jovens em situação de vulnerabilidade.

O Programa tem como propósito oferecer aos adolescentes de ambos os sexos um curso de qualificação que é elaborado, executado e avaliado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com duração de 320 horas, no contraturno escolar. Após o curso, o estudante tem a possibilidade de ser encaminhado para experiência de estágio onde será acompanhado até seus 18 anos incompletos.

Público-alvo do programa:

- Adolescentes que tenham de 15 a 18 anos incompletos, sendo o curso realizado entre os 15 e 16 anos.


Evento gratuito e aberto ao público 
Dia: 22/05
Horário: 9h às 13h
Local: Capela Ecumênica UERJ. Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã.

Fonte: Silvia Melo/ Assessoria de Imprensa

Por Ultima Hora em 21/05/2024
Publicidade
Aguarde..