Fiocruz: Dez capitais têm taxa de ocupação de UTI para Covid-19 acima de 60%

Fiocruz: Dez capitais têm taxa de ocupação de UTI para Covid-19 acima de 60%

Ainda que o número de internações por Covid-19 na primeira semana de 2022 seja menor do que no cenário recorde de 2021, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) voltou a alertar sobre a taxa de ocupação dos leitos da rede pública hospitalar.

Entre as capitais, Goiânia registrou o maior percentual de internados em UTIs com a doença: 94%.

Fortaleza (88%), Recife (80%) e Belo Horizonte (84%) também estão em situação crítica, segundo a Fundação.

As capitais que estão em estado considerado intermediário são Vitória (77%), Porto Velho (76%), Brasília (74%), Maceió (68%), Salvador (68%) e Macapá (60%).

A classificação fornecida pelo Observatório Covid-19 é definida justamente pela taxa de ocupação. Leitos com nível superior aos 80% são enquadrados em situação crítica, e de 60% a 79%, em situação intermediária.

 

Na nota técnica, divulgada pelo Observatório Covid-19 da Fundação, os especialistas ainda advertiram para o aumento no número de casos. “As próximas semanas precisam ser monitoradas, e é esperado que o número de casos novos de Covid-19 ainda atinja níveis muito mais elevados, pressionando a demanda por serviços de saúde, o que inclui leitos de enfermaria e UTI.”

Na análise dos estados, Pernambuco é o que apresenta maior lotação no momento (82%) e já está no estado de alerta crítico.

Pará (71%), Tocantins (61%), Piauí (66%), Ceará (68%), Bahia (63%), Espírito Santo (71%), Goiás (67%) e Distrito Federal (74%) estão na zona de alerta intermediário.

A primeira semana do ano – de 2 e 8 de janeiro – registrou um aumento de quase 152 mil infecções, quando comparado à semana anterior.

As medidas de prevenção – como o uso de máscaras de proteção em ambientes públicos – ainda são recomendadas pela Fiocruz.

De acordo com os especialistas do Observatório, o cenário é de cautela. Apesar de ser diferente dos números alarmantes de julho a agosto de 2021, que gerou um crise no sistema de saúde em todo o país, os cuidados devem permanecer.

“O observatório quer alertar que a taxa de ocupação dos leitos de UTI está crescendo. Um terço dos estados está com alerta intermediário ou crítico”, comentou a especialista Margareth Portela, do Observatório Fiocruz Covid-19.

“Os gestores precisam estar atentos a esse crescimento para ampliar de forma paulatina o número de leitos para essa demanda que ainda deve crescer”, concluiu.

Em comparação com o cenário do segundo trimestre de 2021, todos os estados reduziram a taxa de ocupação dos leitos para Covid-19.

Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul foram os estados que apresentaram a maior variação do número de internados entre o período com maior curva de contágio nacional e o momento atual. Ambos registraram 86% menos internados na primeira semana epidemiológica do ano.

“O que temos hoje é incomparável com o que vivemos entre março e junho do ano passado. Hoje, nós temos uma vacinação que faz diferença e temos uma variante com características diferentes, produzindo um adoecimento com manifestações mais leves”, finalizou Portela.

Juntos, os 26 estados e o Distrito Federal oferecem cerca de 10.800 leitos, oito mil a menos quando comparado com o cenário mais crítico da pandemia, no segundo trimestre de 2021, que somava quase 19 mil unidades de internação. (Da CNNBrasil)

Por Ultima Hora em 13/01/2022

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Cirurgia revela que prótese mamária de Analice Nicolau escondia um cisto
25 de Janeiro de 2024

Cirurgia revela que prótese mamária de Analice Nicolau escondia um cisto

Aylla Amancio, fala da Comissão de Frente Animal, e revela Segredos da Ousada Apresentação
02 de Março de 2025

Aylla Amancio, fala da Comissão de Frente Animal, e revela Segredos da Ousada Apresentação

OMS classifica o adoçante aspartame como provável causador de câncer
14 de Julho de 2023

OMS classifica o adoçante aspartame como provável causador de câncer

Doutor Paulo Niemeyer e equipe do Hospital do Cérebro marcam presença no XVIII Congresso de Neurologia
16 de Julho de 2023

Doutor Paulo Niemeyer e equipe do Hospital do Cérebro marcam presença no XVIII Congresso de Neurologia

Aguarde..