Forças de segurança do Estado prendem três milicianos que extorquiam comerciantes em Vargem Grande

Agentes da Polícia Civil prendem milicianos que extorquiam comerciantes de Vargem Grande. (Divulgação PCERJ)

Forças de segurança do Estado prendem três milicianos que extorquiam comerciantes em Vargem Grande

Comunidades de Vargem Grande, Cidade de Deus, Gardênia Azul e Cesar Maia concentraram as principais ações em conjunto

A Ação Estruturada Ordo, grande mobilização de segurança pública do Governo do Estado em conjunto com concessionárias de energia, gás, água e telefonia, atingiu na sexta-feira (26/7) o número de 162 pessoas presas em 16 comunidades de seis bairros da Zona Oeste da capital, além de nove menores apreendidos, desde o início da mobilização, há 12 dias. O objetivo da ação integrada é combater atividades comerciais ilegais nas regiões e asfixiar financeiramente o crime organizado.

- O avanço cotidiano é uma demonstração clara de como a nossa ação estruturada é eficaz na ponta, na vida como ela é. Estamos recebendo o retorno positivo das associações comerciais, da população, das concessionárias e sabemos o quanto esse trabalho em conjunto é aprovado por todos. Não cessaremos nosso planejamento estratégico enquanto houver a necessidade de combater as ações criminosas que atrapalham o futuro da Zona Oeste do Rio de Janeiro - afirmou o governador Cláudio Castro.

Polícia Civil prende milicianos que extorquiam comerciantes de Vargem Grande

Policiais civis da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco) prenderam, nesta sexta-feira, três integrantes da milícia que explora territórios do bairro de Vargem Grande, na Zona Oeste do Rio. Eles foram abordados e capturados no Recreio dos Bandeirantes.

Os agentes realizavam diligências para investigar a presença de milicianos armados extorquindo comerciantes na região de Vargem Grande. Com os criminosos, foram apreendidos uma pistola, um revólver, itens típicos de atividades milicianas e um veículo com sinais de adulteração.

Criminosos presos na Gardênia e Cidade de Deus

Nas primeiras horas desta sexta, agentes da 41ª Delegacia de Polícia (Tanque) e do Departamento-Geral de Polícia do Interior (DGPI), da Polícia Civil, prenderam um integrante da facção criminosa Comando Vermelho, na comunidade Gardênia Azul, em Jacarepaguá.

O homem transitava com uma motocicleta sem placa e foi preso em flagrante por receptação dolosa (quando alguém adquire, recebe, transporta, conduz ou oculta um objeto de origem criminosa), e por adulteração do número do chassi veicular.  

Na delegacia, o criminoso confessou ser integrante da facção Comando Vermelho, além de confessar ser responsável pela pelo abastecimento do tráfico de drogas local. A motocicleta apreendida com o criminoso foi identificada como produto de furto há um mês e devolvida ao proprietário.

Já na Cidade de Deus, em Jacarepaguá, agentes da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis prenderam um criminoso com mandado de prisão em aberto por roubo. O foragido da justiça foi levado para a Delegacia de Roubos e Furtos para o cumprimento das formalidades legais.

Apreensão de entorpecentes

Policiais militares do 31º BPM realizaram buscas nas comunidades César Maia, Coroado e Fontela com objetivo de reprimir atividades delituosas, que culminaram na apreensão de um menor, com mandado de apreensão. Com ele foram apreendidos 2 rádios transmissores, 3 aparelhos celulares, 1 roupa de camuflagem ghillie e material entorpecente. O jovem e o material apreendido foram levados à 42ª DP para esclarecimentos e averiguação.

Alimentos irregulares

Também na Gardênia Azul, a Delegacia do Consumidor (DECON) identificou em um mercado funcionando em condições irregulares, com 82,6 kg de alimentos impróprios para o consumo. Todos os alimentos foram descartados.

Concessionárias em ação

Nesta sexta-feira a concessionária Iguá deu apoio técnico às ações da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) e do INEA. Entre o dia 15 e 26 de julho, a operação integrada vistoriou 29 estabelecimentos, onde foram averiguados furtos de água, e fontes alternativas de água, como a exploração de poços sem outorga ambiental ou com outorgas vencidas.  Até o momento, 20 estabelecimentos foram autuados.

A Light realizou ações nos bairros Gardênia e Recreio. Nos locais, 4 alvos foram inspecionados e foram constatadas irregularidades em uma açaiteria, uma mercearia, um mercado e um ferro-velho. De acordo com a companhia, cerca de 22 MWh avaliados em R$ 26,4 mil eram desviados. Desde o começo da Ação Ordo a concessionária de energia já inspecionou 62 alvos, recuperando 2.3 GWh, avaliados em um total de R$ 2,8 milhões.

 

Por Ultima Hora em 30/07/2024
Publicidade
Aguarde..