Frei Betto leva espiritualidade e suas formas de manifestação na arte e na escrita no encerramento do ano do Clube de Leitura CCBB 2024.

Exclusivo

Frei Betto leva espiritualidade e suas formas de manifestação na arte e na escrita no encerramento do ano do Clube de Leitura CCBB 2024.

Escolha dos livros para o debate acontece dias 14 e 15 de novembro em votação aberta no Instagram do CCBB RJ

 

A edição que encerra o ano de atividades do Clube de Leitura CCBB 2024 contará com as participações do militante da palavra, ensaísta, cronista romancista e poeta Frei Betto e da teóloga e jornalista Magali Cunha.

Nos dias 14 e 15/11, quinta e sexta-feira, o público escolhe, em votação aberta, no perfil do CCBB RJ (@ccbbrj), entre os livros O tom vermelho do verde; Fome de Deus; e A obra do artista para a leitura do mês e o debate de dezembro. Em comum, os livros de Frei Betto contribuem com as reflexões e informações necessárias à temática do enfrentamento com uma sociedade muitas vezes injusta e plena de paradoxos.

Segundo Suzana Vargas, mediadora e curadora do Clube, a ideia de encerrar 2024 com Frei Betto falando sobre Literatura e Transcendência, precisamente no mês de dezembro, objetiva dar ao público frequentador a oportunidade de refletir, através dos livros do autor, como a literatura é capaz de elevar a outro patamar nossa consciência existencial e cidadã, muitas vezes ocupada por preocupações puramente materiais.

“Vamos discutir qual o lugar da arte e da literatura na nossa sociedade, principalmente num momento de transição tão grande de valores morais ou éticos e espirituais. O que a literatura pode nos dar nas incertezas diárias da sobrevivência”, antecipa Suzana, para quem a participação especial de Magali Cunha, profunda conhecedora da obra de Frei Betto, certamente tornará o diálogo e o encontro com o público ainda mais enriquecido.

SOBRE OS LIVROS

O tom vermelho do verde:  é um livro de denúncia, mas também um romance histórico que cativa o leitor desde as primeiras páginas e o impressiona com o profundo conhecimento da cultura indígena apresentado pelo autor.

No momento em que os povos originários sofrem pressões para que suas terras sejam exploradas por companhias mineradoras e madeireiras que causam danos ecológicos irreparáveis, Frei Betto nos revela o drama vivido pelos Waimiri-Atroari a partir da construção da rodovia BR-174 em suas terras, na década de 1970. Drama até então conhecido apenas por estudiosos de culturas indígenas e que se prolonga até hoje, cujas consequências não se restringem às vítimas inocentes. Pelo contrário, atinge proporções catastróficas e imprevisíveis à medida que a floresta amazônica é arrasada e seus povos originários são dizimados.

Fome de Deus: Frei Betto aborda temas como a oração, o amor ao próximo, a fé e a vida de santos, sempre a partir de um ponto de vista contemporâneo. Por meio de textos simples e curtos, mas extremamente profundos, ele nos propõe um encontro transparente e frequente com Deus, uma experiência rica que é mais significativa do que imaginamos. “O que se busca não é ouvir falar de Deus, falar sobre Deus ou mesmo falar a Deus. Busca-se, sobretudo, deixar que Deus rompa o seu silêncio e fale no íntimo de cada um”.

A obra do artista: Uma relação diferente entre a ciência e a fé. Após cinco anos de estudo sobre as mais avançadas teorias da ciência moderna na área da Biologia, Cosmologia e Física Quântica, Frei Betto elaborou uma síntese holística dessas teorias, escrita com fluidez jornalística e beleza literária. Alavancado pela Física das partículas, ele descreve o universo, suas leis e princípios, oferecendo-nos um caminho para a crise da modernidade, o caminho de resgate das raízes dos verdadeiros valores humanos.

O encontro com Frei Betto e Magali Cunha acontecerá no dia 11 de dezembro de 2024, às 16h30, na Biblioteca Banco do Brasil, 5º andar, do CCBB RJ, com entrada gratuita. O Clube de Leitura CCBB 2024 conta com o patrocínio do Banco do Brasil. Os vídeos dos encontros ficam disponíveis, na íntegra, no YouTube do BB.

 

Por Coluna João Costa em 15/11/2024

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Banquete de Ana Maria Braga, afronta povo que sofre
19 de Outubro de 2021

Banquete de Ana Maria Braga, afronta povo que sofre "A DOR DA FOME"

Mais 16 municípios do RJ incluídos na lei que reduz impostos para atrair indústrias
08 de Abril de 2022

Mais 16 municípios do RJ incluídos na lei que reduz impostos para atrair indústrias

Fábrica de Chefs 2025: Uma Experiência Sensorial que Você Não Pode Perder!
18 de Março de 2025

Fábrica de Chefs 2025: Uma Experiência Sensorial que Você Não Pode Perder!

Filipa filha de Eike Duarte e Natalia Vivacqua completou 3 anos e ganhou festa dos pais
30 de Agosto de 2023

Filipa filha de Eike Duarte e Natalia Vivacqua completou 3 anos e ganhou festa dos pais

Aguarde..