Frente Parlamentar Pelo Brasil Competitivo apresenta proposta para uso da Inteligência Artificial no SUS

Frente Parlamentar Pelo Brasil Competitivo apresenta proposta para uso da Inteligência Artificial no SUS

Termina hoje a participação da Frente Parlamentar Mista pelo Brasil Competitivo (FPBC) no Bicentenário das Relações Diplomáticas entre Brasil e os Estados Unidos, em Washington.

A missão, composta por quatro senadores e oito deputados federais é chefiada pelo secretário geral da Frente, deputado Júlio Lopes (PP), que na oportunidade discutiu com representantes das empresas Amazon, Micosoft, Google e Starlink, maior empresa de satélite e subsidiária da Spacex, sobre Inteligência Artificial e suas aplicações nos diversos setores da economia, gestão, saúde, eleições e produtividade industrial, entre outros.

- Tivemos a oportunidade de apresentamos durante o encontro, uma sugestão para que o Brasil foque em um investimento massivo de Inteligência Artificial (IA) na área da saúde, principalmente no cadastro e nos gastos da saúde. Para se ter uma ideia, o Sistema Único de Saúde (SUS), possui um cadastro de cerca de 360 milhões de números, sendo que 200 milhões são referentes a pessoas falecidas ou estão duplicados; essa com certeza será nossa primeira demanda a ser enfrentada - explicou.

 De acordo com o parlamentar, a Inteligência Artificial (IA) é uma área que está em constante evolução e que conta com um potencial significativo para impactar no desenvolvimento sócio econômico e sustentável do Brasil. Ele destacou também a importância de sua aplicação na legislação eleitoral e como ela pode ser regulada, tema esse discutido com Dave Leichtman, diretor corporativo de responsabilidade social da Microsoft no mundo e que cuida de eleições de alguns países.

 - Para se ter ideia, esse ano 4 bilhões de pessoas irão participar de eleições no mundo, sendo 700 milhões só na Índia, que pode ser considerado o maior evento do mundo em qualquer critério e que leva apenas 7 dias para se consolidar com a aplicação da IA - explicou.

 Júlio destacou ainda que a participação brasileira foi de fundamental importância para contribuir e ampliar o alinhamento internacional sobre o tema

  - Esse encontro do parlamento brasileiro com o governo e parlamentares norte-americanos, institutos de pesquisas e do setor privado, com certeza irá contribuir para ampliar a compreensão e alinhamento internacional sobre o tema, sendo extrema relevância e que com certeza irá impactar no futuro dos dois países, que juntos estão aprendendo a nova tecnologia no exato momento em que ela é criada.

Por Ultima Hora em 22/03/2024
Publicidade
Aguarde..