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Já imaginou se o trânsito do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense fosse um pouco mais organizado e seguro, especialmente para motociclistas e ciclistas? Pois bem, essa é a proposta da Frente Segura, uma área reservada nos semáforos para que motos e bicicletas possam aguardar a luz verde sem disputar espaço com os carros. Mas por que isso é tão importante?
O aumento de motos e ciclistas nas ruas
Quem anda pelas ruas do Rio e da Baixada percebe que o número de motos e bicicletas está crescendo a cada dia. Seja para trabalhar, fazer entregas ou simplesmente como meio de transporte econômico, essas pessoas estão por toda parte, dividindo as vias com carros, ônibus e caminhões. O problema é que, nesse cenário caótico, muitas vezes os motociclistas e ciclistas ficam expostos a situações de risco, já que a disputa por espaço é constante.
O que é a Frente Segura?
A Frente Segura funciona de forma simples: é uma área demarcada logo à frente do semáforo, onde motos e bicicletas podem parar enquanto esperam a luz verde. Assim, esses veículos não ficam “espremidos” entre os carros, o que reduz bastante o risco de acidentes quando o sinal abre e todos começam a se mover. Apesar de parecer uma mudança pequena, essa medida já mostrou resultados muito positivos em outras cidades do país, com uma redução de até 20% nos acidentes envolvendo motos.
Por que implementar no Rio e Baixada?
A resposta é clara: porque precisamos melhorar a convivência no trânsito. No Rio de Janeiro e principalmente na Baixada Fluminense, a quantidade de motos e bicicletas nas ruas não para de crescer. Cidades como Nova Iguaçu, Duque de Caxias, e São João de Meriti têm visto um aumento significativo no uso de motos, seja por trabalhadores de aplicativos, entregadores ou moradores que buscam um transporte mais acessível. Só que, com mais veículos nas ruas, os acidentes também aumentam.
A Frente Segura ajudaria muito nessa convivência. Com mais organização e separação entre os tipos de veículos, o trânsito fluiria melhor e, claro, seria mais seguro para todos. Além disso, a medida traz uma sensação de respeito e reconhecimento para os motociclistas, que muitas vezes se sentem esquecidos no planejamento das cidades.
Uma ideia que já deu certo em outras regiões
Outras cidades, como Limeira e Jundiaí, em São Paulo, já adotaram a Frente Segura e estão colhendo os frutos dessa iniciativa. Por lá, os acidentes com motos diminuíram consideravelmente, e o trânsito, apesar de ainda desafiador, ficou mais fluido. Especialistas em mobilidade urbana afirmam que a implantação da Frente Segura no Rio e na Baixada seria um passo importante para melhorar a segurança nas vias, principalmente em áreas com grande fluxo de motocicletas.
Organizando o trânsito para todos
Vale lembrar que a Frente Segura não é um espaço exclusivo para motos e bicicletas, mas sim preferencial. Isso significa que ela ajuda a organizar o trânsito de maneira mais eficiente, separando os fluxos e evitando que motociclistas e ciclistas fiquem em pontos perigosos ao lado de veículos maiores.
Com o trânsito cada vez mais complicado na nossa região, uma medida simples como essa pode fazer toda a diferença. Além de reduzir acidentes, a Frente Segura cria uma convivência mais harmoniosa entre os diferentes modais de transporte, algo que, sem dúvida, seria muito bem-vindo nas ruas do Rio e da Baixada Fluminense.
Por: Arinos Monge.
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