Frentes parlamentares Brasil-China e BRICS do Congresso Nacional são relançadas

Deputados defendem maior aproxima

Frentes parlamentares Brasil-China e BRICS do Congresso Nacional são relançadas

As frentes parlamentares Brasil-China e BRICS do Congresso Nacional foram relançadas no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, a partir das 19h.

A cerimônia ocorreu dias antes da missão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China, prevista para o final do mês. O relançamento das frentes é considerado um importante aceno do Congresso Nacional ao governo federal, que deve reforçar a comitiva oficial para a China com a participação de lideranças do Parlamento.

As frentes Brasil - China e BRICS são órgãos suprapartidários destinados a promover o aprimoramento da legislação federal em atuação coordenada com setores da sociedade, além de aperfeiçoar os laços de amizade e as relações nas mais diversas áreas entre o Brasil e outros países.

Reconduzido à presidência das frentes, o deputado Fausto Pinato (PP-SP) foi empossado oficialmente no evento. A cada nova legislatura, as frentes e grupos parlamentares devem ser reinstalados após o apoio de ao menos 1/3 dos membros da Câmara e do Senado. As frentes Brasil/China e BRICS contam juntas, até agora, com cerca de 300 assinaturas.

A programação de lançamento das frentes teve como temática central "Brasil,China, BRICS e Relações Internacionais: uma Agenda Estratégica Interpoderes, Interfederativa e Interinstitucional".

A iniciativa tem por objetivo incentivar o equilíbrio, a harmonia e o progresso no desenvolvimento das relações entre os países.

Interlocução com esses países viveu tempos de arrefecimento nos últimos quatro anos por parte do governo federal

Em 2022, o volume total exportado e importado entre o Brasil e a China somou quase R$ 800 bilhões. Esse montante faz da China o maior parceiro comercial do Brasil. Para fortalecer a parceria entre esses países, deputados e senadores relançaram a Frente Parlamentar Brasil-China e a Frente Parlamentar do BRICS (sigla do bloco Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Empresários, diplomatas e parlamentares destacaram a importância desses grupos nas relações do Brasil com os vários países envolvidos.

Os deputados Acácio Favacho (MDB-AP) e Fausto Pinato (PP-SP) disseram que o BRICS continua sendo um mecanismo relevante para o Brasil.

“É um grande desafio fazer essa aproximação diplomática, manter um bom ambiente de negócios e uma boa relação com esses países”, disse Favacho, que é secretário-geral das frentes parlamentares.

Para ele, a visita do presidente Lula à China reforça essa relação diplomática. “O Poder Executivo constrói essa comitiva de relacionamento, mas em conjunto com o Poder Legislativo, que vai debater a legislação e os acordos internacionais”, acrescentou.

Mais ênfase

Fausto Pinato, presidente das frentes parlamentares, observou que o PIB do BRICS é maior do que o do G7. O número de população também. “O Brasil precisa dar mais ênfase a essas novas oportunidades. Não que o BRICS vá resolver nossos problemas, mas é uma ponte, como é o Banco Mundial, como são outras fontes de financiamento, para projetos estruturantes, projetos sustentáveis, para que possamos ter vantagem financeira e gerar emprego e renda aos brasileiros”, afirmou.

Para Pinato, o BRICS é uma plataforma importante que não foi tão usada no governo passado. “É estratégico. A Rússia, por exemplo, com os fertilizantes; a Índia com a maior indústria farmacêutica; a África, um continente onde podemos fazer parcerias na construção civil; e a China, que é o nosso maior parceiro comercial e, sem dúvida, mantém nossa balança positiva”, disse.

“Duas grandes nações em desenvolvimento, a China e o Brasil são também economias emergentes de relevância e parceiros do BRICS”, destacou o Ministro da embaixada da China no Brasil, Jin Hongjun.

Governo Federal destaca diálogo com a Frente Brasil-China para definir delegação parlamentar em missão internacional

Em correspondência oficial ao Parlamento, o Governo Federal destacou o diálogo com a Frente Brasil - China para definição dos congressistas que participarão da iminente missão internacional ao gigante asiático, entre os dias 26 a 30 de março.

Lira, Pacheco, Pinato, outros 4 membros da diretoria da Frente Brasil-China e lideranças parlamentares foram formalmente convidados.

O ato reforça a interlocução entre o Governo Federal e o Congresso Nacional, prestigia a atuação da Frente Brasil China e consolida a força da diplomacia parlamentar.

A decisão do Governo foi oficializada no dia da instalação e posse das Frentes Parlamentares Brasil - China e BRICS do Congresso Nacional. A cerimônia ocorreu em 15 de março e contou com a facilitação do Ibrachina e do LIDE China na organização, além de apoio do GDF, por meio das Secretarias de Relações Internacionais e de Turismo.

O lançamento das Frentes e o anúncio coordenado do Governo Federal da comitiva oficial foram destaques na mídia nacional e internacional.

O evento para mais de mil pessoas no Centro de Convenções Ulysses Guimarães movimentou missões diplomáticas de todas as regiões do mundo e autoridades de alto nível de todo o Brasil, além de empresários, acadêmicos e entidades da sociedade civil.

A missão para a China contará com delegações de empresários e representantes de entidades como Ibrachina, LIDE China e CEBC.

O evento

O Centro de Convenções Ulisses Guimarães reuniu, mais de 1200 pessoas para o lançamento das Frentes Parlamentares Brasil-China e Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) do Congresso Nacional.

Ambas serão presididas pelo deputado federal Fausto Pinato (PP-SP), que já conduz as relações sino-brasileiras e entre os países do Brics desde 2015 no Congresso.

Estiveram presentes autoridades dos Poderes da República, dos estados da Federação, dos municípios e das missões diplomáticas no Brasil, além de representantes de diferentes entidades da sociedade civil organizada e da iniciativa privada.

O deputado Fausto Pinato disse em seu discurso que as Frentes trabalham pelo aprimoramento das relações sino-brasileiras e entre os países do BRICS, “promovendo ações para melhorar o fluxo comercial e o aumento da harmonia, equilíbrio e progresso entre as nações”.

Em sua fala, Thomas Law, presidente do Ibrachina, enfatizou que “esse é um momento importante para Congresso Nacional, inclusive para o intercâmbio dos parlamentares do Brasil com os países dos BRICS”.

O presidente do LIDE China, Everton Monezzi, ressaltou que “devemos fomentar cada vez mais a relação Brasil-China, uma relação ganha-ganha, baseada nos pilares defendidos pela embaixada chinesa, de economia verde, economia digital e tecnologia”.

Por sua vez, o professor João Grandino Rodas, do CEDES, defendeu que “a única saída para um mundo melhor é a junção das nações, pelas diversas formas de diplomacia”.

O Ministro-Conselheiro da Embaixada da China no Brasil, Jin Hongjun, disse esperar que as Frentes Parlamentares Brasil-China “continuem a redobrar esforços incansáveis em prol dos laços de amizade entre os dois países e desta aliança estratégica global dos dois países, pelo bem-estar de nossos povos, dos países do BRICS e de todos os países em desenvolvimento”.

O evento é uma realização das Frentes Parlamentares Brasil-China e BRICS, contou com a facilitação para organização do Ibrachina (Instituto Sociocultural Brasil-China) e do LIDE China, com apoio institucional  das secretarias de Estados de Turismo e Relações Internacionais do GDF (Governo do Distrito Federal), além do CEDES, IBRAWORK, IBCJ, Editora D’Plácido e UNABRAC.

O lançamento ocorre às vésperas da viagem do presidente Lula à China, entre 26 e 30 de março, onde será acompanhado por vários deputados e senadores, incluindo os membros das Frentes Parlamentares Brasil-China e BRICS.

 

Por Ultima Hora em 21/03/2023

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

FURACÃO: O oeste da Flórida (USA) devastado pelo furacão Ian, registra vitimas fatais, e feridos
02 de Outubro de 2022

FURACÃO: O oeste da Flórida (USA) devastado pelo furacão Ian, registra vitimas fatais, e feridos

Chaline Grazik Faz Novas Previsões sobre o Mundo dos Artistas em Entrevista à Grande Mídia
23 de Outubro de 2024

Chaline Grazik Faz Novas Previsões sobre o Mundo dos Artistas em Entrevista à Grande Mídia

Às vésperas de possível extradição, Lula pede liberdade de Assange
19 de Maio de 2024

Às vésperas de possível extradição, Lula pede liberdade de Assange

Discurso do Primeiro Ministro de Israel Benjamin Netanyahu é surpreendente
13 de Outubro de 2023

Discurso do Primeiro Ministro de Israel Benjamin Netanyahu é surpreendente

Aguarde..