G20 como propulsor de exportações do Brasil

Rio de Janeiro sediar

G20 como propulsor de exportações do Brasil

No ano em que pela primeira vez o Brasil é anfitrião do G20, a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços do Brasil (Cisbra) reúne organizações e empresas de todos os portes em uma mobilização para ampliar os negócios internacionais a partir do Rio de Janeiro, palco em novembro da reunião da Cúpula de Líderes de 19 países, mais a União Africana e a União Europeia. O “G20 como caminho para a exportação” será o tema central do EnComex RJ 2024, no dia 14 de junho, no Centro do Rio de Janeiro. O governador Cláudio Castro participará da abertura do evento.

“O Rio de Janeiro é um grande centro de trading do país. Temos vários ingredientes, alguns estão sendo descobertos. Temos que abraçá-los, desenvolvê-los com estratégia despertando vocações, identificando e atendendo os interesses comerciais. O momento é agora, com o G20”, atesta Paulo Protasio, presidente da Cisbra.

A programação contará com painéis, oficinas temáticas e palestras em torno dos seguintes temas: desenvolvimento de políticas estratégicas para impulsionar o desenvolvimento e a eficiência nas relações comerciais internacionais; a oportunidade do G20 Brasil 2024 para promover e internacionalizar empresas brasileiras; iniciativas para internacionalização da economia criativa do Estado do Rio de Janeiro; conquistando o protagonismo – mulheres de sucesso no comércio exterior brasileiro; engajamento para internacionalização de empresas brasileiras; a importância da logística para competitividade no mercado internacional; novas oportunidades de negócios de nearshoring na relação bicentenária entre Brasil e Estados Unidos; preparado para o Duimp - Declaração Única de Importação a qual faz parte do Novo Processo de Importação (NPI) que está em implantação no Portal Único de Comércio?

Entre palestrantes e moderadores, estarão presentes referências no ramo de comércio exterior e políticos engajados na pauta como Luis Carlos Gomes, deputado federal; Chicão Bulhões, secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico do Rio de Janeiro; Danielle Barros, secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro; Adair Roberto Carneiro, presidente da Federação das Câmaras de Comércio Exterior (FCCE); João Ulisses Pimenta, coordenador de Análise de Mercado da Apex Brasil; Renato Pinto Ribeiro, fundadora da Colab Comex; Mara Pinto Cauchioli Rodrigues, assessora do gabinete da Diretoria de Negócios da Apex Brasil; Isadora Suzart, diretora da CDLE Mulher; Bruno Costa, subsecretário de Relações Internacionais e coordenador do G20 pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro; Rozana Beatriz da Silva Gomes, gerente geral do Escritório de Comércio Exterior do Banco do Brasil do Rio de Janeiro; Miriam Ferraz, coordenadora de Negócios Internacionais do Sebrae-RJ; Marcio Fortes de Almeida, vice-presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) e diretor da Firjan; Eduardo Miguez, gerente da Portos Rio; André Seixas, presidente da Logística Brasil; Helson Braga, presidente da Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação (Abrazpe); Roberto Gianneti da Fonseca, economista e empresário; Josefina Guedes, CEO da GBI Consultoria Internacional; Célia Regina Gomes, presidente do Sindaerj e CEO da Worldgate Cargo; Ronaldo Feltrin, superintendente adjunto da 7ª Região Fiscal da Receita Federal do Brasil; Sergio Garcia da Silva Alencar, coordenador operacional aduaneiro da Receita Federal do Brasil; Rafael Ribas Otoni Vigiagro, coordenador de Facilitação do Comércio do Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do Encomex.

Sobre a Cisbra

Secular na defesa do país, a Cisbra promove o comércio exterior brasileiro, uma câmara multisetorial e multilateral que representa e expressa sua opinião de forma independente. A instituição desenvolve parcerias estratégicas com as três esferas de governo, representações diplomáticas, câmaras de comércio e governos estrangeiros, aproximando o Brasil do mundo.

Em 1925, um grupo de empreendedores fluminenses, decidiu fundar uma entidade para representar e advogar os interesses do comércio e da indústria local. Nascia o Centro do Comércio do Brasil. Em 2009, a entidade passou a se chamar Câmara de Comércio, Indústria e Serviços do Brasil (Cisbra), e foi criado o Sistema Cisbra, integrado por diversas câmaras de comércio locais, como a Câmara de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro (Caerj) e a Câmara de Comércio e Indústria de São Paulo (Caesp).

EnComex 2024

Data: 14 de junho

Horário: 9h às 18h

Local: Auditório da CNC - Rua General Justo 307, Centro, Rio de Janeiro

MPF Comunicação – Midiática: Palavra & Foco

 

Por Ultima Hora em 12/06/2024

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Veja por que Bruna Biancardi negou ter feito acordo milionário com Neymar
09 de Novembro de 2023

Veja por que Bruna Biancardi negou ter feito acordo milionário com Neymar

Design, arte e cultura no Pavão 2023
02 de Novembro de 2023

Design, arte e cultura no Pavão 2023

Recurso espiritual de Alcione não foi suficiente para trazer vitória à Mangueira
15 de Fevereiro de 2024

Recurso espiritual de Alcione não foi suficiente para trazer vitória à Mangueira

Cadê o país do fome zero?
27 de Abril de 2021

Cadê o país do fome zero?

Aguarde..