Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
O campeão mundial Gabriel Medina vai receber a Medalha Tiradentes. A iniciativa de condecorar o surfista com a maior honraria do parlamento fluminense partiu do deputado e amigo Thiago Gagliasso.
De acordo com o deputado, a homenagem será por sua contribuição significativa para o reconhecimento do surfe, tanto no Brasil quanto no exterior, e pela influência positiva na vida de milhares de crianças e adolescentes, promovendo inclusão social através do esporte.
"Sua trajetória, desde o início modesto até o estrelato, é notável", destacou o deputado.
Trajetória de sucesso
Medina começou a surfar aos 9 anos e, aos 11, conquistou seu primeiro campeonato nacional. Seguiram-se vitórias no Campeonato Brasileiro Amador, além de títulos em três circuitos e três campeonatos paulistas. Ele também foi vice-campeão no circuito Volcom Internacional Sub-14, na Califórnia, e no Mundial Amador Sub-16, no Equador.
Em 2009, venceu uma etapa do Mundial Profissional. Em 2011, tornou-se o primeiro brasileiro a vencer uma etapa de Backside na Austrália e também o surfista que manteve a liderança do ranking mundial por mais tempo. No mesmo ano, venceu duas etapas do circuito ASP World Tour na França e nos Estados Unidos, ingressando na elite do surfe mundial aos 17 anos.
Em 2014, conquistou o título mundial ao vencer a competição em Pipeline, no Havaí, tornando-se o primeiro brasileiro a conquistar esse título. Em 2015, foi vice-campeão no Pipe Masterse campeão do Vans Triple Crown (Tríplice Coroa Havaiana), um dos maiores títulos do surfe profissional, tornando-se o primeiro brasileiro a alcançá-lo.
Em 2017 e 2019, Medina ficou com o vice-campeonato mundial. Ainda em 2019, conquistou duas vitórias, uma em J-Bay e outra na piscina de ondas.
Nas Olimpíadas de Paris 2024, Medina destacou-se como um dos principais atletas brasileiros, conquistando medalha de bronze.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!