Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Governador ressaltou investimentos no Carnaval e planeja diálogo para mais atividades no Sambódromo
O governador Cláudio Castro prestigiou, neste sábado (17/02), o Desfile das Campeãs na Sapucaí, que leva para a avenida as seis agremiações melhor classificadas do Grupo Especial. Ao chegar no Sambódromo, Castro defendeu o funcionamento da Sapucaí durante todo o ano e já avalia os primeiros passos para planejar a folia de 2025.
- O Carnaval em todo o estado tem sido um sucesso. Tanto na questão da segurança pública, como também toda a logística e nossas ações. Para o próximo ano, vamos sentar com as equipes, analisar o que deu certo e o que ainda podemos melhorar. O Sambódromo está cada vez melhor e esse equipamento é muito importante para o Rio de Janeiro. Por isso, precisa funcionar o ano inteiro para exaltar ainda mais a nossa cultura. É com o sentimento de dever cumprido que encerramos o maior espetáculo da Terra - disse o governador.
Castro ainda destacou a importância dos investimentos do Governo do Estado no Carnaval.
- Não tenho dúvidas de que o investimento que fizemos no Carnaval fluminense, de mais de R$ 62,5 milhões, foi uma peça importante para os resultados que obtivemos. No próximo ano, trabalharemos para manter ou ampliar ainda mais esse número, que foi o maior da história - concluiu.
Imagem: Carlos Magno
Carnaval seguro
O Carnaval foi considerado um dos mais seguros dos últimos tempos, com redução de 20% dos crimes de rua, em relação ao mesmo período de 2023, e aumento de 34% das prisões em flagrante. Além disso, os pedidos de medida protetiva – feitos por mulheres vítimas de violência - aumentaram 5%.
Nesse final de semana estiveram mantidas as revistas com o uso de detectores de metais, nas saídas das estações de metrô localizadas na região da Zona Sul da Capital Fluminense.
Para o Desfile das Campeãs do Grupo Especial, o entorno do Sambódromo seguiu com o emprego do sistema de Reconhecimento Facial, com a presença do carro-comando da Corporação e do uso de drones, além de seis torres de observação na Av. Presidente Vargas e o emprego do policiamento montado com equipes do Regimento de Cavalaria Enyr Cony dos Santos (RCECS).
A Polícia Civil segue neste sábado com um posto avançado da 6a Delegacia de Polícia Civil (Cidade Nova), no setor 11, com equipe multidisciplinar para atendimento ao turista, à mulher, casos de racismo e delitos de intolerância.
Inclusão na avenida
Entre os destaques da noite na Sapucaí, agentes PcDs da Operação Lei Seca fizeram um desfile de abertura na avenida, conscientizando o público sobre manter distância do álcool ao dirigir.
A ação "Abrace a Diferença: Carnaval para TODOS!" também foi mantida. Iniciativa da Subsecretaria de Estado de Cuidados Especiais, vinculada à Casa Civil, trouxe visibilidade para um Carnaval inclusivo, com divulgação da cartilha "Seja um Folião da Inclusão".
Ação da Lei Seca na abertura do Desfile das Campeãs na Sapucaí. Imagem: Rogério Santana.
Nota 10 para as campanhas de conscientização
Para fechar com chave de ouro o Desfile das Campeãs, a campanha de combate ao assédio da Secretaria da Mulher com o slogan "Ouviu um NÃO? Respeite a decisão" seguiu com material distribuído no Sambódromo, assim como em diferentes blocos e nos desfiles da Intendente Magalhães.
A Patrulha Maria da Penha também marcou presença com ações de prevenção à violência contra a mulher.
Apoio da Defesa Civil
Cerca de 500 militares atuaram durante todo o Carnaval ao longo dos desfiles e na área de dispersão, para pronta resposta em casos de emergências. Equipes seguem no Sambódromo nesta última noite de desfile.
Cuidado com as crianças
A segurança infantil segue como prioridade nos desfiles com a Fundação para a Infância e Adolescência (FIA-RJ), que implementa um sistema de identificação com pulseiras para crianças, garantindo a folia com tranquilidade para as famílias.
Atenção ao consumidor
Equipes do Procon-RJ também participam do Desfile das Campeãs distribuindo material informativo sobre os direitos dos consumidores e orientando foliões de acordo com a necessidade.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!