Governo brasileiro suspende emissão de vistos a trabalhadores da BYD

No

Governo brasileiro suspende emissão de vistos a trabalhadores da BYD

O governo brasileiro suspendeu a concessão de novos vistos temporários para trabalhadores chineses que atuam na construção da fábrica da BYD em Camaçari, na Bahia. A informação é do Ministério de Relações Exteriores. No último dia 23, uma força-tarefa de órgãos federais interditou a obra após identificar 163 operários chineses em condições análogas à escravidão. Eles trabalhavam para a Jinjiang Group, uma das empreiteiras contratadas pela BYD para realizar a obra.

Na ocasião, a BYD afirmou não tolerar "desrespeito à lei brasileira e à dignidade humana" e que decidiu "encerrar imediatamente" o contrato com a empreiteira responsável por parte da obra na fábrica de Camaçari, além de estudar "outras medidas cabíveis". A BYD também afirmou ter transferido os trabalhadores resgatados para hotéis da região.

O visto de trabalho concedido aos trabalhadores chineses que vieram ao País para a obra é do tipo Vitem V, concedido a estrangeiros com qualificações e/ou experiência compatíveis com as atividades a serem realizadas no Brasil.

A suspensão de novos vistos foi objeto de instrução do Itamaraty enviada aos postos brasileiros na China no dia 20, até que a apuração sobre a denúncia de trabalho escravo seja concluída.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública é o responsável pela análise da documentação e pela concessão dos vistos de trabalho.

Em nota, a pasta informou que tem acompanhado as fiscalizações do Ministério Público do Trabalho e do Ministério do Trabalho.

"Caso a apuração comprove o desrespeito à legislação migratória, inclusive no que concerne ao tipo de vínculo trabalhista entre a empresa e os empregados migrantes, as autorizações de residência concedidas serão canceladas, conforme prevê a legislação brasileira", informou o Ministério da Justiça. "Por enquanto, as emissões de autorização de residência seguem em análise, mas o ministério tem acompanhado com cautela o desenrolar do caso."

Por Ultima Hora em 30/12/2024

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

EUA EM ALERTA:   Americanos enfrentam forte tempestade de inverno que assola o país de norte a sul
25 de Dezembro de 2022

EUA EM ALERTA: Americanos enfrentam forte tempestade de inverno que assola o país de norte a sul

Xi e Putin elogiam
16 de Dezembro de 2021

Xi e Putin elogiam "relações-modelo" entre os dois países e prometem defender a justiça internacional

Trump anuncia hoje pacote de novas tarifas para produtos estrangeiros
02 de Abril de 2025

Trump anuncia hoje pacote de novas tarifas para produtos estrangeiros

Discurso Histórico do Presidente Argentino Javier Milei, Jair Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro e o Deputado do Parlamento Europeu Rob Roos no CPAC Brasil 2024
09 de Julho de 2024

Discurso Histórico do Presidente Argentino Javier Milei, Jair Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro e o Deputado do Parlamento Europeu Rob Roos no CPAC Brasil 2024

Aguarde..