Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Diante da sequência de incidentes provocados pelos seus ministros, ofusca a imagem do governo, e recente na área da saúde, faz do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, refém de severas críticas. Uma apresentação de dança em evento do Ministério da Saúde na quinta-feira (5/10), recebeu críticas de opositores do governo Lula, e acabou eclodindo nas redes sociais, que registrou alto número de acessos.
O presidente precisa colocar ordem na casa. Tudo indica que a proposta de nomear ministros tendo como justificativa o cumprimento de acordo de campanha, não está trazendo bons resultados. O vídeo gravado no 1º Encontro de Mobilização da Promoção da Saúde no Brasil, mostra uma pessoa cantando uma música e outra fazendo coreografia erótica no centro do palco. Próximos dos artistas, participantes, aplaudem da plateia. O encontro, teve início na quarta (4/10), e se encerrou na sexta-feira (6/10).
Os incidentes
Insegura, diante pela repercussão do fato, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, explicou que o objetivo é para apoiar a implementação da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), com o compartilhamento de ideias e experiências, ampliação do diálogo, estímulo à gestão participativa e construção da agenda de territorialização da promoção da saúde no País. Ocorre que ao longo dos nove meses de governo, seus ministros, já protagonizaram momentos inquietantes e totalmente despropositais, a ponto de serem alvo de críticas da alta cúpula do Partido dos Trabalhadores (PT).
A ministra dos Esportes, Ana Moser, no dia 5 de setembro, ganhou bilhete azul de Lula, após pequeno período na pasta, onde sequer demonstrou apta para o cargo. Antes outra ministra, Daniela Carneiro, tinha sido demitida do Ministério do Turismo, sendo substituída por Celso Sabino.
Anielle Franco
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, até então “navegando em águas serenas”, tropeçou no verbo. Na viagem de Brasília a São Paulo em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para final da Copa do Brasil entre São Paulo e Flamengo no Morumbi no dia 24 de setembro. No mesmo dia, apareceu na mídia, divulgando um vídeo, festejando, anunciando a vitoria do seu time Flamengo, o que não ocorreu. O caso teve forte repercussão em todo país, e no exterior. A seu favor, a ministra divulgou nas redes sociais, um texto, justificando que foi ao estádio para assinar uma ação do governo federal que tinha por objetivo combater o racismo no esporte.
De controlador, o STF passará a ser controlado
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou, na quarta-feira (4/10), Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 8/2021, do senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), que limita decisões monocráticas (proferida por apenas um magistrado) e pedidos de vista nos tribunais superiores. De acordo com a Agência Senado, a PEC recebeu voto favorável do relator, senador Esperidião Amin (PP-SC), e será encaminhada para deliberação do plenário do Senado.
A PEC estabelece também que quando forem deferidas decisões cautelares em ações que peçam declaração de inconstitucionalidade de lei ou ato, ou questionem descumprimento de preceito fundamental, o mérito da ação deve ser julgado em até seis meses. Depois desse prazo ele passará a ter prioridade na pauta sobre os demais processos.
Pressão contra idoso na CPMI deixo o clima tenso
O empresário Argino Bedin foi recebido nesta terça-feira (3/1o) na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro. Após ser acusado pelos parlamentares governistas de financiar um suposto golpe e ter a intimidade de sua família exposta, ele chorou e se emocionou com as falas do deputado federal Filipe Barros (PL-PR).
Barros então comentou que o produtor de soja é acusado de financiar os atos, porque caminhões em seu nome e em nome de seus familiares estavam em Brasília na data, mas uma posição foi esquecida pelos acusadores: Bedin estava com as contas bancárias bloqueadas desde novembro de 2022.
Imposto Sindical é barrado no CAE do Senado
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou, no final da na terça-feira (3/10), relatório sobre contribuição destinada a entidades sindicais. O Projeto de Lei 2.099, alterado pelo relator, Rogério Marinho (PL-RN), “regulamenta” o direito de oposição. Na prática, busca dificultar a aprovação da contribuição assistencial ou negocial nas categorias profissionais.
A votação foi simbólica. Houve apenas três manifestações contrárias, entre elas as dos senadores Jaques Wagner (PT-BA) e Paulo Paim (PT-RS). Ambos enfatizaram a necessidade de equilíbrio na relação capital-trabalho. E lembraram que há um acordo em discussão entre representantes de empresários e trabalhadores.
EUA: Congressista republicano é destituído da liderança da Câmara
O deputado republicano Kevin McCarthy, presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, foi destituído na terça-feira (03/9) por congressistas do seu próprio partido, que se irritaram com a sua ajuda aos democratas.
Essa é a primeira vez em 234 anos de história, que a Câmara apoiou uma resolução "para a vacância do cargo de presidente da casa", por 216 votos a 210, preparando o terreno para uma disputa sem precedentes para substituir seu porta-voz, um ano antes da eleição presidencial.
O presidente americano, Joe Biden, aproveitou o êxito de momento, expressou seu desejo de que a Câmara eleja rapidamente seu novo líder, "porque os desafios urgentes que nossa nação enfrenta não irão esperar", declarou a secretária de imprensa Karine Jean-Pierre.
A crise Argentina na véspera das eleições/Inflação dispara
A economia é um dos principais temas da campanha eleitoral argentina. No último domingo (01/10), o candidato Javier Milei, de extrema direita, num tom mais moderado do que o habitual, apresentou-se no primeiro debate antes das eleições de 22 de Outubro, como o único "em condições de acabar com a inflação e a insegurança". Sua fórmula: desregulamentação e privatização; com a qual, garantiu, em 20 anos que a Argentina, poderá demonstrar meio para alcançar o padrão de vida da Alemanha.
Um estudo recente da Universidade de Buenos Aires (UBA) e divulgado há poucos dias, destacou que "pela primeira vez em 30 anos, os principais itens do índice de preços ao consumidor (IPC) aumentaram acima de 100% ao ano". Matías De Luca, da faculdade de economia da UBA, destaca, junto com o "pico da inflação", outros aspectos do "frágil cenário financeiro" da Argentina.
Situação do lateral brasileiro, Daniel Alves é dramática
A TV "Antena 3" da Espanha noticiou que Cristóbal Martell não será mais advogado de Daniel Alves no caso de agressão sexual no qual o lateral brasileiro responde na Europa. De acordo com imprensa espanhola, o experiente advogado de defesa considera o caso irreversível e que o jogador será preso. Por isso, optou por abandonar o caso. Inés Guiardiola, de 35 anos, será a responsável por defender Daniel. A jovem advogada é especialista em direito penitenciário
Caso seja condenado, o jogador terá de pagar uma multa de 150 mil euros à vítima por danos morais e psicológicos. As investigações já foram encerradas e o brasileiro aguarda julgamento - o lateral será julgado por agressão sexual.
Imagem: Arquivo
ROBERTO MONTEIRO PINHO - jornalista, escritor, ambientalista, influencer, CEO em jornalismo Investigativo, presidente da Associação Nacional e Internacional de Imprensa - ANI. Associação Emancipacionista da Região da Barra da Tijuca AP4.2. Membro da Federação das Academias de Letras do Brasil. Técnica em Mediação e Arbitragem. Escreve para Portais, sites, titular de blog de notícias nacionais e internacionais. Autor da obra: Justiça Trabalhista do Brasil (Edit, Topbooks), e dos livros: “Os inimigos do Poder”, e “Manual da Emancipação”.
"Esta publicação opinativa encontra-se em conformidade com a LGPD, lei nº 13.709, 14 de agosto de 2018."
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!