Governo do Estado, Defensoria Pública e MetrôRio se unem em ações de conscientização na Semana de Mobilização Nacional Para Busca e Defesa da Criança Desaparecida

Iniciativa vai promover atendimentos e distribui

Governo do Estado, Defensoria Pública e MetrôRio se unem em ações de conscientização na Semana de Mobilização Nacional Para Busca e Defesa da Criança Desaparecida

"O desaparecimento é doloroso. É uma morte silenciosa, onde o luto não termina, e que torna vítima toda uma família" (Jovita Belford, mãe de Priscila, desaparecida há 20 anos). No Rio de Janeiro, os números mostram a urgência de se trabalhar com a prevenção, foram 5.815 pessoas desaparecidas em 2023, segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP). Por essa razão, nesta Semana de Mobilização Nacional de Busca e Defesa da Criança Desaparecida, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e a Defensoria Pública do Estado, em parceria com o Metrô Rio, fazem uma ação de alerta sobre a importância de prevenir novos casos e de agir rápido em casos de desaparecimento avisando as autoridades competentes. 

Nesta quarta-feira (27/03), de 9h às 13h, na estação Carioca/Centro do MetrôRio, haverá uma grande mobilização com a distribuição de material informativo. Quando necessário, será possível encaminhamento de casos para as redes de atendimento. O trabalho de conscientização para o público e atendimento presencial a eventuais casos será realizado pela Defensoria Pública, pela Superintendência de Prevenção e Enfrentamento ao Desaparecimento de Pessoas e Acesso à Documentação Básica e pela Fundação de Apoio à Criança e Adolescente (FIA).

- É de suma importância as parcerias que realizamos, pois, com isso, ocorre uma maior mobilização da sociedade para a localização de crianças e adolescentes desaparecidos. O grande objetivo do nosso Programa SOS Crianças Desaparecidas é diminuir, ao máximo, o número de casos ao ponto de atuar prioritariamente em ações de prevenção, explica Fernanda Lessa, presidente da FIA-RJ.

 O evento contará com equipe técnica e representantes das entidades que disponibilizarão acesso à documentação básica, distribuição de cartilha informativa, conscientização a respeito da data, pulseiras de identificação para crianças - uma ferramenta importantíssima utilizada pelo Governo do Estado para eventos com grande circulação de pessoas -, além da escuta ativa quando necessário. 

Números alertam

De acordo com o ISP, em 2022, 5.255 pessoas desapareceram, sendo que 23,9% eram crianças e adolescentes na faixa de 0 a 17 anos. Desse total, 71% são crianças pretas e pardas. Para o defensor Rodrigo Azambuja esse fato revela o racismo estrutural que vivemos em nossa sociedade. 

- Essa sobrerepresentação de crianças negras desaparecidas reforça e escancara o racismo que existe na sociedade e faz com que meninos e meninas negras estejam mais vulneráveis a violações de direitos - disse o defensor. 

 
Rede de enfrentamento ao desaparecimento de pessoas

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos possui uma rede de enfrentamento ao desaparecimento de pessoas, acesso à documentação básica e suporte às famílias de desaparecidos, por meio dos programas e equipamentos permanentes de atendimento ao público, como o Núcleo de Atendimento a Familiares de Desaparecidos e Documentação – NAFADD e o Núcleo de Atendimento de Documentação Básica e Sub-registro. 

- Estamos trabalhando para que as famílias tenham todo o suporte do Estado em casos de desaparecimento. Sabemos da angústia de ficar esperando o ente querido voltar. Temos Núcleos nas cidades para fazer esses atendimentos, além da Superintendência que está localizada no prédio da Central do Brasil. Uma das formas de combater o desaparecimento é a prevenção. Por isso ressaltamos sempre a importância de que as famílias mantenham os documentos de suas crianças em mãos. Sem isso é muito mais difícil localizá-las em casos de desaparecimento – ressaltou Jovita, que trabalha como superintendente de Prevenção e Enfrentamento ao Desaparecimento de Pessoas e Acesso à Documentação Básica da SEDSODH.

Nos Núcleos do Estado, é possível contar com atendimento de assistentes sociais e psicólogos, tudo preparado para atender da melhor forma possível as famílias. 

 
Projeto de prevenção nas escolas

Um projeto piloto da Secretaria, por meio da equipe da Superintendência de Prevenção e Enfrentamento ao Desaparecimento de Pessoas e Acesso à Documentação Básica, também está levando a temática do desaparecimento para as escolas. A proposta é trabalhar com crianças e adolescentes de forma a alertá-los sobre a importância de evitar situações de riscos e cuidados que devem ser tomados no dia a dia. Além dos jovens, o trabalho atuará para conscientizar professores e demais profissionais das escolas que podem se tornar agentes multiplicadores de informações. A primeira atividade do projeto aconteceu na Escola Municipal Dilermando Cruz, em Bonsucesso, Zona Norte da capital, nesta terça-feira (26).   


Um dos palestrantes, Márcio Carvalho, que é coordenador de Políticas para Pessoas Desaparecidas, chamou atenção dos alunos sobre sempre andarem acompanhados e avisarem aos responsáveis o local que estão. Além disso, destacou a importância de dizer não para uma pessoa desconhecida.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Silvia Melo

Por Ultima Hora em 27/03/2024

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Felipe Peixoto (PSD) divulga criação de linha de ônibus Niterói x Barra da Tijuca
07 de Julho de 2023

Felipe Peixoto (PSD) divulga criação de linha de ônibus Niterói x Barra da Tijuca

Amanda traz inovações e capacitação na ANB: Uma jornada de empoderamento feminino
14 de Março de 2024

Amanda traz inovações e capacitação na ANB: Uma jornada de empoderamento feminino

CCBB promove neste fim de semana 1º Arraiá no centro do Rio
09 de Junho de 2023

CCBB promove neste fim de semana 1º Arraiá no centro do Rio

Solange Gomes brilha na celebração do aniversário de Alexandre Pichetto
01 de Abril de 2024

Solange Gomes brilha na celebração do aniversário de Alexandre Pichetto

Aguarde..