Governo do Estado entrega Cartão Recomeçar para as cidades do Rio de Janeiro e Queimados

Investimentos nestes municípios chegam a mais de 12 milhões de reais

Governo do Estado entrega Cartão Recomeçar para as cidades do Rio de Janeiro e Queimados

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, entregou nesta quarta-feira, (12/06), 4.010 unidades do cartão Recomeçar para os municípios do Rio de Janeiro e Queimados. Só nesta etapa foram investidos mais de 12 milhões de reais. A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes, participou da distribuição inicial para as famílias vítimas da chuva do primeiro semestre de 2024.  

-  Esse programa  é fundamental para auxiliar as famílias neste recomeço. O Governo do Estado entende que não basta prestar os primeiros serviços emergenciais depois da tragédia. É preciso ajudar as famílias a reconstruírem a estrutura de seus lares,  para que consigam minimizar os prejuízos e recuperar os bens que perderam. Estamos falando de um investimento estadual de mais de 81 milhões de reais, até essa sexta etapa de entrega.  - destacou a secretária Rosangela. 

A prefeitura do Rio de Janeiro, que recebeu 3.171 unidades, organizou a distribuição dos cartões em ordem alfabética. Por dia serão atendidas em média 300 pessoas, na Arena Jovelina Pérola Negra, no bairro da Pavuna, zona norte da capital. O cronograma de entrega deverá estar finalizado até o dia 27 de junho, quando todas as letras serão contempladas. Andréia Daniel, de 49 anos, foi uma das primeiras a receber o Recomeçar nesta quarta-feira. A auxiliar de serviços gerais explicou que o dinheiro já tem destino certo, uma máquina de lavar roupa. 

-  Esse cartão é uma benção na minha vida. Eu esperava muito esse dinheiro para poder comprar minha máquina e melhorar as condições da minha família depois da chuva que nos deixou sem nenhum conforto. Na minha casa a água subiu até o pescoço. Esse dinheiro será um alívio - disse Andréia.

Já em Queimados, que entregará nesta etapa 839 cartões, a distribuição foi dividida em quatro dias, 12, 13, 17 e 18 de junho. Entre os beneficiários estava  José Thomás Sobrinho, de 72 anos, que vai aproveitar o dinheiro para reformar parte da casa destruída pela chuva.

- Eu agradeço demais  ao Governo Estadual e municipal. Esse cartão vai ajudar muito, porque não tenho mais idade para trabalhar como pedreiro, e vou reformar meu telhado para parar de entrar água na minha casa - disse José.

Na sexta, dia 14, será a vez de São João de Meriti recebe o Recomeçar às 10h. Serão 1.047 cartões para a cidade da Baixada Fluminense. 

 O Cartão Recomeçar

O Cartão Recomeçar tem o valor de R$ 3 mil e auxilia a população em vulnerabilidade a superar os prejuízos das chuvas. Pago em parcela única, como cartão de débito, pode ser usado para compra de material de construção, eletrodomésticos da linha branca e móveis. Com essa nova entrega, o Governo do Estado totaliza 27.133 benefícios do Recomeçar concedidos para as vítimas das chuvas do primeiro semestre.

Já foram beneficiadas em 2024 as cidades de Nova Iguaçu, São João Meriti, Angra dos Reis, Miguel Pereira, Aperibé, Belford Roxo, Cambuci, Cardoso Moreira, Duque de Caxias, Itaperuna, Japeri, Mesquita, Nilópolis, São Gonçalo, Valença e Santo Antônio de Pádua. Totalizando 17.369 cartões entregues.

Para que o Estado forneça o benefício, o município precisa decretar calamidade pública ou emergência nível II ou III. A família deve estar inscrita no Cadastro Único e ter renda per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar total de até três salários mínimos à época do ocorrido, além da comprovação de que o imóvel foi atingido e/ou os móveis danificados.

Por Ultima Hora em 12/06/2024
Aguarde..