Governo do Estado falta a audiência sobre atrasos no Cartão Recomeçar e Deputado Yuri vai convocar Secretaria de Desenvolvimento Social para explicações

Audiência nesta sexta (29/11), na ALERJ, buscava esclarecer denúncias de atraso nos pagamentos às famílias afetadas pelas chuvas do início deste ano

Governo do Estado falta a audiência sobre atrasos no Cartão Recomeçar e Deputado Yuri vai convocar Secretaria de Desenvolvimento Social para explicações

Após denúncias de atrasos no pagamento do Cartão Recomeçar e dificuldades no cadastro das famílias afetadas pelas chuvas do início deste ano, o deputado estadual Yuri Moura, presidente da Frente Parlamentar de Prevenção às Tragédias e Defesa da Moradia Digna, convocou uma audiência pública para auxiliar os beneficiários do programa. A audiência aconteceu na manhã desta sexta, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e contou com a presença de representantes das famílias beneficiárias, movimentos sociais e da sociedade civil. Entretanto, apesar da confirmação de presença de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, ninguém do Governo do Estado apareceu.

Criado para oferecer um apoio financeiro de R$3.000,00 a famílias de baixa renda impactadas por desastres naturais, o programa “Cartão Recomeçar” enfrenta questionamentos quanto à sua execução e alcance, motivando a ação do parlamentar. "Recebemos diversos relatos de atrasos nos pagamentos, de pessoas que, até hoje, não receberam o Cartão Recomeçar ou tiveram dificuldades para se cadastrar no programa. O Estado não enviar representação para uma audiência tão importante indica falta de compromisso com a situação dessas famílias. Vou convocar a secretaria estadual de desenvolvimento social para que dê explicações." disse o deputado. 

Além da convocação da secretária Rosangela de Souza Gomes, a audiência encaminhou um pedido de reunião junto ao Ministério Público do Rio de Janeiro e Defensoria Pública para tratar sobre a transparência no cronograma de pagamentos do benefício. O deputado Yuri também anunciou que vai apresentar um projeto de lei que obrigue a divulgação de um calendário de pagamentos do Cartão Recomeçar e outros programas sociais do Governo do Estado.

Em novembro, Yuri recebeu representantes das famílias de comunidades do município do Rio de Janeiro, como Jardim América, Fazenda Botafogo, Acari, Parque Colúmbia, Mangueirinha e São Cristóvão, atingidas pelas chuvas de janeiro deste ano. A reunião contou com a mediação dos movimentos Brigadas Populares e MTST, que têm atuado em suporte a estas famílias. Do encontro, surgiu a proposta da audiência desta sexta.
“O que nos deixa indignado é que já estamos novamente às vésperas do período de fortes chuvas e muitas famílias sequer receberam um auxílio para recomeçar suas vidas depois dos impactos da última tragédia”, disse Gabriel Rolemberg, representante do movimento Brigadas Populares. 

Outro ponto tratado na audiência, foram as obras no Rio Acari, visando a mitigação de inundações e alagamentos recorrentes nos bairros próximos ao rio e atingidos pelas chuvas em janeiro. Yuri se comprometeu em fiscalizar o repasse do Governo Federal e solicitar informações da prefeitura sobre o projeto aprovado para o início das intervenções. “Nesta semana estive em Brasília e fui até a Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, falamos de obras importantes no combate às inundações e alagamentos e a do Rio Acari está dentre elas.”, disse.??Ativista social e morador da comunidade Parque Colúmbia, Luiz Piloto lamentou a falta de suporte do poder público: “Falta compromisso do Governo do Estado. Praticamente não recebemos assistência após as chuvas e até hoje os problemas de infraestrutura na comunidade não foram resolvidos. Falta também clareza e transparência nas informações sobre o “Cartão Recomeçar.”. 

Alessandra Negriny, presidente da Associação de Moradores da ocupação Dandara, que fica localizada em Coelho Neto, na Fazenda Botafogo, também reclama da falta de informações: “Desde a enchente de janeiro, teve a promessa do “cartão recomeçar” porque muitas pessoas aqui perderam tudo. Teve gente que ficou sem geladeira, sem fogão, sem cama, perderam o sofá, perderam tudo. E hoje, meses depois, e esse cartão ainda não foi entregue. É um jogo de empurra-empurra, saiu a primeira listagem agora em agosto, a segunda listagem saiu agora em outubro. A gente liga pra eles lá, eles falam que o cartão já foi entregue às unidades de entrega, e ninguém liga, ninguém entrega cartão nenhum.“

Desde as chuvas intensas de janeiro e fevereiro de 2024, a Frente Parlamentar, coordenada por Yuri Moura, tem trabalhado para acompanhar a implementação do Cartão Recomeçar nos municípios atingidos. Em conjunto com movimentos sociais e lideranças comunitárias, o mandato do deputado oficiou diversos municípios, cobrando transparência e celeridade na entrega dos cartões para as famílias cadastradas. Mesmo com esses esforços, apenas cerca de 3 mil das mais de 29 mil famílias atingidas até o momento foram contempladas, gerando insatisfação e denúncias de irregularidades.

Mais informações podem ser obtidas através do Facebook, Instagram e Youtube @yurimourarj, bem como do WhatsApp (24) 99955-2730.

 

Por Ultima Hora em 30/11/2024
Publicidade
Aguarde..