Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Informações públicas e transparência, com acesso rápido e fácil, reunidos em uma única ferramenta. O Governo do Rio de Janeiro criou o Portal de Dados Abertos, um canal que reunirá informações públicas de serviços oferecidos pelo Estado em uma única plataforma. Estarão disponíveis dados de diversos órgãos e secretarias estaduais, como o Instituto de Segurança Pública (ISP), Fundação para a Infância e Adolescência (FIA-RJ), além de informações de diversas áreas, como educação, saúde, entre outras. A ferramenta foi desenvolvida em parceria pela Controladoria Geral do Estado (CGE-RJ), Secretaria de Estado de Transformação Digital e Proderj.
Para o governador Cláudio Castro, a plataforma é um avanço no compromisso do Estado com a transparência e a modernização da gestão pública.
- O Portal de Dados Abertos reforça nossa responsabilidade com a transparência e a inovação na administração pública. Estamos colocando à disposição da sociedade informações importantes de todo o estado para a construção de políticas públicas mais eficientes e acessíveis - ressaltou o governador.
Além de reunir os dados em um único ambiente, o portal permite que os arquivos sejam extraídos e trabalhados de forma livre.
- A criação da plataforma fortalece os pilares da transparência, permitindo que qualquer cidadão acesse e utilize informações de forma aberta e democrática- destacou o controlador-geral do estado, Demétrio Farah.
A iniciativa fornece informações que impactam diretamente a sociedade e que poderão contribuir para a construção e aprimoramento de políticas públicas. A plataforma pode ser acessada pelo link: www.rj.gov.br/dadosabertos.
- Com essa iniciativa, gratuita e utilizada em vários países, consolidamos um ambiente digital que facilita o acesso da população a dados estratégicos, promovendo mais inovação, eficiência e participação social na construção de políticas públicas - ressaltou Feu Braga, secretário de Transformação Digital.
A presidente da FIA-RJ, Fernanda Lessa, destacou a relevância da adesão da fundação ao portal.
“Ao disponibilizar nossos dados, reforçamos nosso compromisso com a transparência e com a melhoria contínua das políticas voltadas para crianças e adolescentes no Estado do Rio de Janeiro”, concluiu a presidente.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!