Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, organizou uma programação especial para celebrar o Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado na próxima terça-feira (10/12). A data é uma oportunidade para conscientizar a sociedade sobre as diversas temáticas envolvidas neste assunto, como diversidade, igualdade, respeito ao credo, raça e gênero. As ações, que começaram no dia 06 de dezembro, acontecem até a próxima sexta-feira, 13, e prevêm exposição de trabalho sobre tráfico de pessoas, lançamento de um dossiê de migração e refúgio, além de encontros que abordam temas que vão desde os direitos femininos ao combate ao racismo religioso.
- O Dia Internacional dos Direitos Humanos é uma oportunidade de reafirmarmos nosso compromisso com a igualdade e a liberdade entre todos. Com a nossa programação, vamos trazer ainda mais luz para essa importante temática e debater sobre nossos avanços e contínuo aperfeiçoamento de políticas públicas– declarou o governador Cláudio Castro.
Cada evento foi idealizado para estimular o debate e reafirmar o compromisso do Estado com a promoção e defesa dos direitos humanos, fortalecendo o diálogo com a sociedade.
- Ampliar o acesso aos direitos humanos fundamentais é um dos nossos deveres. Nossa missão tem sido fazer desta meta uma política pública efetiva. Nossos programas estão cada vez mais atuantes, atendendo a um público diverso e amplo, porque só existe justiça social se os direitos humanos forem garantidos a todos, independente de cor, raça, gênero ou credo - destacou a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes.
Declaração dos Direitos Humanos é principal documento para proteção universal do cidadão
No dia 10 de dezembro de 1948 foi instituída pela Organização das Nações Unidas, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, documento-base não jurídico que demarca a proteção universal dos direitos humanos. A data se tornou símbolo da importância de se valorizar esses direitos e liberdades. De acordo com o documento “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.”
Programação
6 a 8 de dezembro - Seminário do Observatório Mãe Beata de Iemanjá
Com foco no combate ao racismo e à intolerância religiosa, o seminário, que começou no último dia 6, visa promover o respeito às diferentes religiões e crenças, fortalecendo as políticas públicas relacionadas ao tema.
Local: Hotel Américas, Avenida das Américas, nº 10.500, Barra da Tijuca.
Horários:
08/12- 09h às 11h30
9 de dezembro - Cerimônia de entrega do Prêmio Empoderadas
O prêmio visa valorizar mulheres e personalidades que se destacaram na luta pelos direitos e defesa da mulher.
Local: Copacabana Palace
Horário: 19h
10 de dezembro - Roda de conversa com alunos do Colégio Vasco da Gama
Roda de conversa para jovens com o tema "Educação em Direitos Humanos - A importância de uma educação antirracista". A proposta faz parte da parceria da Coordenação de Educação em Direitos Humanos da SEDSODH com o Clube de Regatas Vasco da Gama, que propõe diálogos mensais com os alunos.
Local : Colégio Vasco da Gama- Vasco da Gama, Rio de Janeiro - RJ
Horário : 10h
10 de dezembro - Lançamento do Dossiê de Migração e Refúgio
Apresentação de estudo que aborda os fluxos migratórios, os desafios e as políticas públicas voltadas aos migrantes e refugiados no Estado do Rio de Janeiro.
Local: SEARJ- Rua do Russel, 01 - Glória
Horário: 14h
13 de dezembro - Inauguração da Exposição do Projeto "Desenhando Novas Histórias"
Local: Birosca, Rua Benjamin Constant, 115
Horário: 18h
13 de dezembro - Rota de Direitos em Niterói
Mutirão de atendimento intersetorial para imigrantes e refugiados
Local: Cúpula do Caminho Niemeyer - R. Jorn. Rogério Coelho Neto, s/n - Centro, Niterói - RJ, 24020-011
Horário: 9 às 14hs
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!