Governo do Estado realiza programação especial de Dia do Idoso

Governo do Estado realiza programação especial de Dia do Idoso Pessoas idosas do Abrigo Cristo Redentor assistem apresentação cultural no Imperator Em comemoração ao Dia do Idoso, instituído no dia 1° de outubro, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos preparou uma série de atividades para esse mês. Nesta terça-feira, dez pessoas idosas do Abrigo Cristo Redentor foram ao Teatro Imperator, no bairro do Méier, onde assistiram ao espetáculo musical do grupo

Governo do Estado realiza programação especial de Dia do Idoso


Pessoas idosas do Abrigo Cristo Redentor assistem apresentação cultural no Imperator

Em comemoração ao Dia do Idoso, instituído no dia 1° de outubro, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos preparou uma série de atividades para esse mês. Nesta terça-feira, dez pessoas idosas do Abrigo Cristo Redentor foram ao Teatro Imperator, no bairro do Méier, onde assistiram ao espetáculo musical do grupo "Além do Horizonte".

"Queremos criar cada vez mais oportunidades como essa para os nossos assistidos. Acreditamos na importância da integração e inserção social como ferramenta de inclusão e de desenvolvimento", destacou a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado, Rosangela Gomes.

Os idosos esbanjaram simpatia e dançaram no grande salão do Imperator ao som da banda Devaneios. Seu Adilson Francisco de Oliveira, de 73 anos, se emocionou ao entrar no espaço. Mesmo na cadeira de rodas, a equipe do Abrigo fez questão de dançar com ele.

“Quando eu era mais novo, eu vivia aqui no Imperator. É bom vir aqui novamente”, disse.

Ao contrário de Adilson, seu Francisco Briggs, de 72 anos, nunca tinha vindo ao Imperator.

“Gostei muito, quero voltar outras vezes”, disse ele, que dançou mesmo com as limitações físicas.

Essa e outras ações programadas para outubro fazem parte do Projeto Cultura do Pertencimento, que tem por objetivo inserir e integrar os abrigados da Secretaria em atividades culturais.  

“Semanalmente temos roda de música, atividades diárias, mas sair do Abrigo para um evento cultural renova a alma deles. Eles viajam no tempo, se sentem vivos, inseridos na sociedade, ficam iluminados, emocionados, e isso reflete em cada rosto, em cada emoção, em cada 'obrigado' que ouvimos deles”, declarou Márcia Rocha, educadora social do Cristo Redentor.

As festividades não começaram hoje. No fim de semana, outro grupo de idosos do Abrigo foi ao Circo Marcos Frota, localizado na Quinta da Boa Vista. Além dessas duas festividades externas, os 214 acolhidos do Abrigo Cristo Redentor contarão com uma programação interna para celebrar o mês.

Fotos: Gil Soares

Por Ultima Hora em 04/10/2023
Publicidade
Aguarde..