Governo Lula prepara contra-ataque

Governo Lula prepara contra-ataque

 

Te cuida Lira

Com palavras polidas, bem calculadas e mensagens nas entrelinhas, os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Padilha (Articulação) foram os arautos do presidente Lula sobre o posicionamento do governo em relação às modificações feitas na MP que estrutura o governo. Vão a campo para reverter o direcionamento do relator nas mudanças específicas na votação, no plenário da Câmara. E, se for o caso, no Senado.

Briga contra o tempo

A votação em plenário da MP 1154/23 ainda não foi pautada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), mas nos bastidores a tendência é que isso aconteça até a próxima quarta-feira, 31. Se for confirmada, o Planalto terá que agir rápido para convencer qualquer mudança de voto de uma Câmara que alinha o discurso da "independência".

Dever de casa

A árdua missão ficou para a articulação política do governo, leia-se Alexandre Padilha, e os líderes de Lula na Câmara, no Senado e no Congresso Nacional. A uniformidade saiu após reunião entre o presidente e as ministras Marina Silva (Meio Ambiente), Sônia Guajajara (Povos Indígenas), Ester Dwek (Gestão) e ainda com os ministros Rui Costa, Padilha e o chefe da Secom, Paulo Pimenta.

 Agenda sustentável

Ao falar com a imprensa, Rui Costa e Padilha fizeram questão de afirmar que o governo Lula tem o compromisso da sustentabilidade e proteção dos povos indígenas. "Mesmo com mudanças, não impedem a implementação do programa de governo, que tem instrumentos para colocar em prática isso", disse Padilha se referindo à sustentabilidade na gestão Lula3.

Boiada

A bancada ruralista tem pressa e conseguiu emplacar para a próxima terça-feira, 30, a votação no plenário da Câmara do PL 490/07, que trata do marco temporal da demarcação das terras indígenas. Com isso, a casa legislativa se antecipa à retomada do julgamento de semelhante pauta no Supremo Tribunal Federal (STF), agendado para o dia 7 de junho. O julgamento do marco temporal está parado no STF há 1 ano e 8 meses.

 Grande conquista

Belém, capital do Pará, conseguiu o aval da ONU para sediar a COP-30, em novembro de 2025. O resultado positivo foi anunciado nesta sexta-feira, 26, em vídeo pelo presidente Lula, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB-PA). A decisão da ONU saiu na semana passada. É a primeira vez que o Brasil vai sediar um evento mundial dessa magnitude e, no Norte do país.

Radiante

Para Hélder Barbalho, vai ser um privilégio para Belém (PA) sediar um evento dessa envergadura, o "mais importante da área climática". Na última quarta-feira, ele falou à Coluna da grande expectativa sobre o "sim" da ONU e que aguardava o anúncio em breve.

Ele fica!

Com a presidência judicializada pela oposição bolsonarista, Jorge Viana conseguiu decisão favorável do TRF1, que lhe devolveu a chefia da Apex-Brasil. A ação judicial apontava que ele não atendia todas as exigências do órgão para o cargo, como a fluência na língua inglesa. Recurso da AGU defendeu que o ex-governador e ex-senador do Acre preenche os requisitos técnicos para ocupar a presidência.

Pela tangente

Em conversa com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, por telefone na manhã de hoje, o presidente recusou o convite russo de participar do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo e reiterou o compromisso do Brasil, junto com os demais países do Brics em buscar a paz para cessar o conflito bélico entre Rússia e Ucrânia. O assédio de Putin e Zelensky a Lula tem ficado mais duro na busca por apoio.

Por Coluna Valéria Costa em 26/05/2023

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Jornalista João Costa marca presença no Lançamento do Livro
29 de Março de 2025

Jornalista João Costa marca presença no Lançamento do Livro "A Coragem de Ser Autêntica" em São Paulo

Veja por onde anda o ex ator de Chiquititas, Odoguiinha! 
31 de Maio de 2024

Veja por onde anda o ex ator de Chiquititas, Odoguiinha! 

Colégio Edmundo Peralta Bernardes Triunfa em Jogo Memorável na Arena NBA da Barra da Tijuca
21 de Agosto de 2023

Colégio Edmundo Peralta Bernardes Triunfa em Jogo Memorável na Arena NBA da Barra da Tijuca

Lava Jato destruiu a engenharia nacional, acabou com 4.4 milhões de empregos e praticou tortura!
31 de Maio de 2023

Lava Jato destruiu a engenharia nacional, acabou com 4.4 milhões de empregos e praticou tortura!

Aguarde..