Governo se reúne com o ministro dos Portos e Aeroportos para debater o fortalecimento do Galeão

Governo se reúne com o ministro dos Portos e Aeroportos para debater o fortalecimento do Galeão

O governador Cláudio Castro se reuniu, nesta terça-feira (25.04), com o ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, em Brasília, para propor soluções que vão fortalecer o Aeroporto Internacional do Galeão - Tom Jobim. Castro defendeu o aumento de voos para o Galeão, alocando no aeroporto as rotas das capitais do país. O ministro sinalizou que poderá atender ao pleito do Rio de Janeiro, mantendo no Aeroporto Santos Dumont as rotas para Congonhas e Brasília, como sugerido. O secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione, também participou do encontro, além dos secretários Gustavo Tutuca (Turismo) e André Moura (Representação do Governo em Brasília).

No encontro, Castro também entregou ao ministro Márcio Franca um estudo coordenado pelo Governo do Estado que consolida essa e outras propostas elaboradas em conjunto com a Prefeitura do Rio, Fecomércio, Firjan e ACRJ (Associação Comercial do Rio). O titular da pasta informou que o ministério estudará as sugestões e, em 15 dias, apresentará uma resposta. Disse ainda que se reunirá amanhã (26.04) com a Changi, que detém 51% da Riogaleão — concessionária responsável pelo Galeão —, para que a empresa manifeste o interesse em continuar ou não a operar o aeroporto.

— As soluções que defendemos tem um único objetivo: fortalecer o Galeão, que é um equipamento importantíssimo para o Rio de Janeiro. Não é uma questão de “voos Rio”, mas sim de voos para o Galeão. Nossa proposta é clara: voos Santos Dumont - Congonhas e Santos Dumont - Brasília, e que os outros slots sejam transferidos para o Galeão. Tenho certeza que o governo federal também tem interesse em solucionar essa questão e está empenhado em estudar nossas propostas. São medidas que vão aumentar a atratividade do aeroporto, e os resultados irão beneficiar o turismo e a economia do Estado — declarou Cláudio Castro.

O ministro Márcio França enfatizou que todas as esferas do poder público estão somando forças para chegar a uma solução que fortaleça o Galeão, atendendo às necessidades do Estado do Rio de Janeiro.

— Todos os esforços estão sendo feitos por nós, pelo poder público. Vamos conversar com a Changi amanhã e estudar as propostas trazidas pelo Governo do Estado e a prefeitura. A proposta não é em números, é em destinos e isso é para fazer com que o Galeão possa se fortalecer — afirmou.

Intitulado “Sistema Multiaeroportos Terminal Rio de Janeiro: Diagnóstico e Propostas”, o estudo apresentado pelo governador também propõe uma ação integrada entre o Galeão e o Santos Dumont por um Sistema Multiaeroportos. Além disso, destaca a necessidade de se respeitar a capacidade operacional do Santos Dumont (9,9 milhões de passageiros ao ano), conforme a Declaração de Capacidade S23, Infraero. Na região central da cidade, o aeroporto tem registrado movimentação acima do limite estabelecido.

Redução da capacidade do Santos Dumont

O documento entregue ao ministro propõe ainda que sejam realizados estudos técnicos para atualizar a capacidade do Santos Dumont, levando em consideração legislações ambientais e impactos de vizinhança, o que poderá reduzir os limites operacionais do aeroporto. A constituição formal do Sistema MultiAeroportos do Rio de Janeiro (SMA-Rio) é outra iniciativa sugerida no documento, além de estudos de medidas de incentivo, inclusive benefícios tributários voltados ao Galeão, adotadas nas esferas federal, estadual e municipal dentro da política de estruturação do SMA-Rio.

O prefeito Eduardo Paes, o secretário Nacional de Aviação Civil, Juliano Noman, o deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) e representantes da prefeitura e da União também estiveram presentes.

Por Ultima Hora em 31/05/2023

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Renata Mansur: Vice-Presidente da OAB Barra da Tijuca, perspectivas e anseios para 2024
22 de Dezembro de 2023

Renata Mansur: Vice-Presidente da OAB Barra da Tijuca, perspectivas e anseios para 2024

Vivy Unhas, brilha na primeiro Imersão da Anylovy,  no Rio de Janeiro
08 de Abril de 2024

Vivy Unhas, brilha na primeiro Imersão da Anylovy, no Rio de Janeiro

CEDAE esclarece ao Ultima Hora sobre contrato de 3 milhões da Companhia com a Fundação Getúlio Vargas
12 de Abril de 2024

CEDAE esclarece ao Ultima Hora sobre contrato de 3 milhões da Companhia com a Fundação Getúlio Vargas

RJ-104 terá passarela em frente à escola onde aluno morreu em Itaboraí
20 de Maio de 2023

RJ-104 terá passarela em frente à escola onde aluno morreu em Itaboraí

Aguarde..