Governos Estadual e Federal assinam acordos de cooperação para o fortalecimento da segurança pública no Rio de Janeiro

Entre os convênios firmados ganham destaque as ações voltadas para a redução da violência contra a mulher

Governos Estadual e Federal assinam acordos de cooperação para o fortalecimento da segurança pública no Rio de Janeiro

O governador Cláudio Castro e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, firmaram nesta segunda-feira (19/6), no Palácio Guanabara, uma série de acordos de cooperação voltados para o fortalecimento da segurança pública no Rio. A principal parceria foi feita na área de enfrentamento à violência contra a mulher. 

Com recursos do Pronasci II, foram doadas 18 viaturas que serão utilizadas pelas Delegacias de Atendimento à Mulher e pelo programa Patrulha Maria da Penha - Guardiões da Vida. Também foi assinado um termo de adesão para a construção da Casa da Mulher Brasileira no Município do Rio. 

- O combate à violência contra a mulher é um dos pilares do nosso governo. No ano passado, criamos a Secretaria da Mulher, que vem atuando nesse enfrentamento, com a expansão dos programas de prevenção e assistência à vítima. Também tivemos há pouco tempo o concurso para a Polícia Civil, que irá ampliar o número de agentes nos atendimentos às Delegacias de Atendimento à Mulher. E a Polícia Militar, que publicou o edital para o concurso público, também irá aumentar o número de policiais militares à frente da Patrulha Maria da Penha - destacou  Cláudio Castro. 

O governador enfatizou a importância da parceria entre os governos estadual e federal, que vai se estender no combate ao roubo de cargas, com operações integradas com a Polícia Rodoviária Federal, e à construção de dois presídios no Rio com mil vagas, sendo 200 delas em uma unidade de segurança máxima.

- O Rio de Janeiro está de portas abertas para o Governo Federal e nós precisamos muito dessa parceria com a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal. O nosso governo preza pelo diálogo federativo - diz. 

O ministro Flávio Dino também falou sobre a parceria com o governo do estado e destacou que o Rio tem R$ 112 milhões disponíveis no Fundo Nacional de Segurança Pública para realização de projetos voltados ao setor.

- Nós precisamos sempre unir os nossos esforços por meio dessas parcerias. Ninguém vai isoladamente conseguir ter a eficiência necessária. Nós temos uma violência estrutural existente na nossa sociedade, como exemplo a violência contra a mulher. Nós estamos atuando em todos os eixos possíveis, incluindo a prevenção. O crédito do Rio de Janeiro para a segurança pública é ilimitado - afirmou o ministro da Justiça e Segurança Pública.  

Também estiveram presentes no evento o prefeito Eduardo Paes; o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar; a defensora pública-geral, Patrícia Cardoso; os secretários de Estado da Polícia Militar, cel Luiz Henrique Marinho Pires; o da Polícia Civil, Fernando Albuquerque, o da Defesa Civil, cel. Leandro Monteiro, a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar; a secretária de Estado de Administração Penitenciária, Maria Rosa Lo Duca; o secretário de Estado de Governo, Bernardo Rossi; os diretores da PRF e da PF, além de secretários do governo federal, entre outras autoridades.

Leia ainda: PRÉVIAS 2024: Veja quem pode ser os candidatos a Prefeito na sua cidade

Da Editoria Última Hora Online / ASCOM / Imagem: Redes Sociais

Notícias exclusivas e ilimitadas

O Última Hora Online reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!

Entre para os nossos grupos de WhatsApp (CLIQUE AQUI PARA ENTRAR), nossas Redes Sociais FacebookInstagram Twitter e YouTube e receba notícias diariamente.

Por Ultima Hora em 20/06/2023
Publicidade
Aguarde..