Grupo especializado do MPRJ denuncia 16 integrantes de torcida organizada por briga no Fla x Flu

Grupo especializado do MPRJ denuncia 16 integrantes de torcida organizada por briga no Fla x Flu

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especializada do Desporto e Defesa do Torcedor (GAEDEST/MPRJ), apresentou denúncia contra 16 integrantes de uma torcida organizada que provocaram uma briga generalizada nas imediações do Estádio Maracanã, antes da partida entre Flamengo e Fluminense, no último dia 16 de março. Eles vão responder pelos crimes de associação criminosa e tumulto em eventos esportivos. 

Esta é a primeira ação penal ajuizada pelo GAEDEST/MPRJ, grupo especializado de promotores criado em 11/03 pelo procurador-geral de Justiça, Antonio José Campos Moreira, com o objetivo de contribuir para a segurança pública em eventos esportivos, proteger o torcedor e acompanhar as políticas públicas.

A investigação revelou que o confronto foi planejado pela Torcida Jovem do Flamengo, integrada pelos denunciados. Subgrupos da torcida chegaram a anunciar com antecedência, e, em momento posterior, reivindicaram a soltura dos presos. No dia dos fatos, os denunciados dirigiram-se até o local em que as torcidas organizadas do Fluminense se concentram, onde iniciaram uma pancadaria com os torcedores do clube rival. A situação causou grande tumulto e colocou em risco a vida das pessoas que estavam e transitavam pela área. A violência só foi interrompida com a chegada de policiais militares, que prenderam em flagrante os denunciados e fizeram os outros envolvidos se afastarem.

A denúncia deixa claro que os denunciados associaram-se com a finalidade de cometer crimes. Ainda segundo o MPRJ, eles estavam vinculados à Torcida Jovem do Flamengo, uma associação de pessoas constantemente envolvida na prática de crimes dolosos e, normalmente, de maneira previamente ajustada.

Ao receber a denúncia, o Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos determinou a manutenção da prisão preventiva de 9 denunciados. O juízo ressalta a gravidade dos crimes e a possibilidade de reiteração, uma vez que possuem anotações criminais anteriores, inclusive registro de tumulto ou emboscada contra torcida rival. Os outros 7 denunciados foram soltos e vão responder em liberdade.

Por MPRJ

Por Ultima Hora em 31/03/2025

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

O dia do golfe: um esporte centenário em crescimento no país
12 de Abril de 2021

O dia do golfe: um esporte centenário em crescimento no país

Piraí recebe evento do AfroGames
26 de Junho de 2024

Piraí recebe evento do AfroGames

Saiba como a nova Lei Geral do Esporte atua no combate à discriminação
19 de Junho de 2023

Saiba como a nova Lei Geral do Esporte atua no combate à discriminação

Mansão Maromba promove  Reality show de MMA Brasileiro TWF FIGHT  BEST OF THE BESTE
13 de Julho de 2023

Mansão Maromba promove Reality show de MMA Brasileiro TWF FIGHT BEST OF THE BESTE

Aguarde..