Guilherme Portugal toma posse como prefeito de Paulo de Frontin após afastamento de Maneko Artemenko

Guilherme Portugal, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), assumiu oficialmente a prefeitura de Paulo de Frontin em uma cerimônia realizada na Câmara Municipal na manhã de sexta-feira, dia 19. Ele substituiu Maneko Artemenko, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), que foi afastado do cargo sob suspeita de fraude em licitações municipais e uso de documentos falsificados. O evento contou com a presença do deputado estadual André Ceciliano, conhecido como Andrezinho Ceciliano, e do ex-deputado federal Alessandro Molon.

A investigação sobre essas alegações está sendo conduzida pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). O afastamento de Maneko foi determinado pela justiça no dia 10 deste mês, em resposta a um pedido do MPRJ.

Na sexta-feira, Portugal caminhou do prédio da prefeitura até a Câmara Municipal acompanhado por aliados políticos e amigos.

"É uma honra estar aqui agora. Fui desafiado com essa tarefa. A cidade possui muitas empresas que serão valorizadas. Queremos que elas se unam na luta para recuperar nossa cidade", afirmou Portugal em seu discurso perante o legislativo.

O prefeito reafirmou seu compromisso com uma gestão transparente e voltada para os cidadãos, dizendo: "Vamos melhorar nossa qualidade de vida e restaurar a autoestima do município."

Portugal também expressou sua intenção de dialogar com os vereadores e reconheceu os esforços do presidente da Câmara Municipal, Julio César Silva Sereno, em liderar projetos voltados para o desenvolvimento da cidade.

Em relação à nomeação dos secretários municipais e outros cargos do governo municipal, Portugal mencionou que a composição ainda não está completa, mas assegurou que fará escolhas com base em critérios técnicos. As nomeações terão que ser feitas, uma vez que, além do prefeito, o procurador-geral do município, Nikolai Artemenko Pokrovsky (primo do prefeito), a secretária de Planejamento e Orçamento, Rafaella Couto Ramos, o coordenador de planejamento orçamentário da pasta, Bruno Belém do Carmo Vieira, e a agente administrativa da Secretaria Municipal de Administração, Quéli da Silva Campos Gourito, também foram afastados de seus cargos.

Em comunicado, o MPRJ informou que o prefeito e os agentes públicos envolvidos estão "proibidos de acessar as dependências do Poder Executivo Municipal, pessoalmente e digitalmente, além de utilizar veículos oficiais, bens públicos e recursos humanos da Prefeitura de Engenheiro Paulo de Frontin".

 

 por Léo Paes Mamoni

Por Ultima Hora em 22/05/2023
Publicidade
Aguarde..