Hasta luego, Rafael Grossi!

Hasta luego, Rafael Grossi!

Nesta semana o Diretor Geral da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) esteve no Brasil, em Brasília e no Rio de Janeiro, para uma série de eventos institucionais e ações, incluindo o Palácio Guanabara, onde o tema central foi a retomada do projeto de construção final de Usina de Angra 3.

Sempre importante lembrar o caráter multifacetado do setor nuclear que congrega soluções alto impacto socioeconômico e ambiental, voltadas para, por exemplos (i) o enfrentamento a insegurança alimentar, (II) melhorias no tratamento do câncer e ainda (III) a defesa da nossa tão aclamada Amazônia Azul.

Outro aspecto relevante que merece registro é a valiosa cadeia produtiva envolta neste setor, não apenas pelo estruturante aspecto tecnológico intrínseco as empresas prestadores de serviço e fornecedora de produtos, como também por um recurso humano possuidor de um conhecimento o qual urge tenha bem orientada transferência.

Após um breve hiato decorrente de duas situações pontuais, quando atualmente os níveis de controle garantem melhor segurança, a indústria nuclear renasce em um mundo que clama pela descarbonização.

Tal fato se evidencia pelo número crescente de reatores em construção, somente a China, hoje, constrói 14 Usinas Nucleares, outro é o preço do Urânio, matéria prima base do setor, que mantém consolidada curva de crescimento.

Neste ultimo ponto, vale interessante parênteses, hoje somos considerados a quinta reserva de Urânio do mundo levando em conta pesquisa geológica defasada. Já ouvi que o Brasil somente não seria o primeira em razão das reservas australianas (que ao contrário de nós não detém a tecnologia afeta a construção do elemento combustível), em suma, também podemos ser estratégico exportador para o mundo.

Falando em tendência, também no âmbito global, quando se falar sobre IA deve-se apontar que os grandes storages responsáveis pelo armazenamento de TB de informação demandarão bastante energia e nesse compasso não há melhor solução que os SMRs (Small Modular Reactors) em desenvolvimento também para este fim, não há toa, Bill Gates maneja seus investimentos via a startup Terra Power LLC.

Bem, mas no curtíssimo prazo não há outro empreendimento tão emblemático para o Programa Nacional Nuclear que o empreendimento da Usina Angra 3.

Nos limites da competência estadual regulatória, com o apoio do Governador Cláudio Castro, contribuiremos para o alcance de uma tarifa mais competitiva através do Renuclear RJ que se consubstancia em um incentivo fiscal que traduz-se em benefícios socioeconômicos e financeiros decorrentes para nosso Estado.

Com a retomada das obras, segundo estudos da FGV, poderão ser criados mais de 18 mil empregos diretos e indiretos, durante as obras, fora outros empreendimentos correlatos que virão como o Projeto Centena, manejado pela CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear) e a expansão da fábrica de combustível na INB (Indústrias Nucleares do Brasil), o setor nuclear brasileiro está sediado no Rio de Janeiro.

Válido também destacarmos a importância de termos em nossa matriz elétrica, energia de base, como a nuclear a qual proporciona segurança e equilíbrio necessários, especialmente, em tempos de mudanças climáticas.

Tenho minhas convicções e crenças e venho trabalhando de forma irrestrita para que o Brasil seja um dos protagonistas deste vetor econômico estratégico possuidor de uma diferenciada cadeia produtiva que pode contribuir, de fato, para o nosso bem estar social.

Neste sentido, após a chancela da EPE (Empresa Planejamento Energético) aos estudos bem escriturados pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) penso que em meados de setembro, os Ministros que compõem o CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) terão urgente esclarecimento em apontar para a retomada desta, tão necessária, obra.

O Programa Nuclear Brasileiro nunca viveu momento tão decisivo, o setor é amplo e com múltiplas aplicações porém o empreendimento de A3 é emblemático para sinalizar aonde podemos e iremos alcançar.

Espero vê-lo, em breve, na cerimônia de retomada das obras de Angra 3, Ilmo. Rafael Grossi, como bem disses, “não há desenvolvimento mundial do setor nuclear sem a presença do Brasil”.

Hasta Luego Rafael Grossi!

Por Ultima Hora em 24/06/2024

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

CENSURA: Sindicato denuncia opressão da ditadura chavista contra a mídia
29 de Outubro de 2022

CENSURA: Sindicato denuncia opressão da ditadura chavista contra a mídia

O mundo está caminhando para uma militarização perigosa
03 de Agosto de 2022

O mundo está caminhando para uma militarização perigosa

Chilenos rejeitam 2ª proposta de nova Constituição em referendo
18 de Dezembro de 2023

Chilenos rejeitam 2ª proposta de nova Constituição em referendo

Luta Contra a Bronquite: Papa Francisco Apresenta Melhora Gradual
16 de Fevereiro de 2025

Luta Contra a Bronquite: Papa Francisco Apresenta Melhora Gradual

Aguarde..