Idosos do Abrigo Cristo Redentor assistem espetáculo no Theatro Municipal

A

Idosos do Abrigo Cristo Redentor assistem espetáculo no Theatro Municipal

Sorrisos nos rostos e olhos vidrados no palco. A noite do último sábado, dia 17, foi especial para 11 idosos do Abrigo Cristo Redentor que assistiram à peça de ballet Macunaíma. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, responsável pelo Abrigo, em parceria com o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, levou o grupo à casa de espetáculos.

Os preparativos para visitar o teatro mais importante do Rio começaram de tardinha. Muita expectativa e figurino escolhido especialmente para o dia:

“Estou ansioso e animado! Quem é que não gosta de teatro? Eu conheço o Theatro Municipal, fui várias vezes, conheço muito. Mas depois da obra, depois da reforma, eu ainda não fui”, disse o senhor Gustavo Ferreira Lobo, de 77 anos, que reside no Abrigo desde 2020 e foi o primeiro a ficar pronto para o passeio.

No grupo de idosos, três usavam cadeira de rodas. Mas os funcionários do Theatro prestaram todo auxílio necessário para que eles rapidamente se acomodassem em seus lugares.

O espetáculo multimídia, baseado na obra de Mário de Andrade, símbolo do Modernismo brasileiro, contou com cerca de 50 bailarinos e durou aproximadamente uma hora. A peça foi desenvolvida com Corpo de Baile e Orquestra Sinfônica da casa. Em um ato e quatro quadros, Ballet Macunaíma tem como cenário inicial a selva amazônica, na região do rio Uraricoera, a terra natal de Macunaíma, onde vivem os índios Tapanhumas.

Uma das curiosidades do balé é que a maquiagem foi toda inspirada nos grandes pintores da história da Semana de Arte Moderna e suas cores, como o amarelo de Anita Malfati, o azul cobalto de Portinari, o vermelho de Tarsila do Amaral, o laranja de Di Cavalcanti, o verde de Ismael Nery, o azul claro de John Graz e o rosa de Milton da Costa.

Na saída da casa de espetáculo, a alegria estava estampada no rosto dos idosos:

“Muito legal, parece que os bailarinos não têm ossos no corpo, como pode? Valeu muito à pena o passeio, foi uma ótima experiência!”, concluiu o senhor Gustavo.

A proposta é de intensificar parceiras como essa do Theatro Municipal, que possibilitem aos idosos do Abrigo Cristo Redentor o convívio social e participação em atividades culturais: 

“Nosso objetivo é fazer cada vez mais ações de parcerias como essa com o Municipal. Não apenas levando nossos idosos para conhecerem lugares, e participarem da vida em sociedade, mas também para que projetos sejam desenvolvidos e apresentados no próprio Abrigo para os que não possuem possibilidade de locomoção” - destacou Letícia Guimarães, Superintendente de Proteção Especial da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado.

Por Ultima Hora em 19/06/2023

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Prefeitura de Niterói inicia obra de restauração da Ilha da Boa Viagem
02 de Maio de 2022

Prefeitura de Niterói inicia obra de restauração da Ilha da Boa Viagem

Abordagem social no entorno do Mercado Municipal de Niterói
01 de Julho de 2022

Abordagem social no entorno do Mercado Municipal de Niterói

Últimos quatro dias registram as mais altas temperaturas na Terra
08 de Julho de 2023

Últimos quatro dias registram as mais altas temperaturas na Terra

Marcelo do Táxi filma Guarda de Eduardo Paes usando força para algemar Taxista
04 de Outubro de 2024

Marcelo do Táxi filma Guarda de Eduardo Paes usando força para algemar Taxista

Aguarde..