Impeachment de Bolsonaro está nas mãos do Centrão; Leia no Informe Tribuna

Impeachment de Bolsonaro está nas mãos do Centrão; Leia no Informe Tribuna

Impeachment de Bolsonaro está nas mãos do Centrão...

O clima no Alvorada está tenso. Segundo fonte, Bolsonaro precisa que, “andem logo com a vacina brasileira”. Um sinal latente de que é preciso um motivo forte para aplacar a ira da oposição e da quase metade do Centrão.  

Para se ter ideia, foram nove encontros da cúpula do Congresso com grandes empresários, representantes de bancos e do mercado financeiro que resultou num movimento político pela intervenção nos rumos do governo de Jair Bolsonaro (sem partido).  

Pandemia sem controle...

Os mais de 300 mil mortos na pandemia de COVID-19 e a situação cada vez mais insustentável da economia levaram os presidentes da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), a afinar o discurso com o mercado. Os dois têm colocado o impeachment como possibilidade se as conversas com o governo fracassarem. 

Araujo e Salles estão com os dias contados...

As cobranças mais urgentes do setor econômico são a demissão dos ministros das Relações Exteriores, Ernesto Araujo, e do Meio Ambiente, Ricardo Salles. A avaliação recorrente nas reuniões é de que Araújo atrapalha as negociações por vacinas e insumos da Índia e da China. Já Salles, que comanda a criticada política ambiental brasileira, é visto como obstáculo na relação com Washington, especialmente agora que o País mira as vacinas excedentes dos Estados Unidos. 

Bolsonaro tem avaliação do seu governo em queda para 25%...

Dados da mais recente pesquisa EXAME/IDEIA, divulgada na sexta-feira (26/3, indica que a taxa de avaliação do governo Bolsonaro chegou a 49%. 

A principal causa são as contradições nos discursos sobre o combate a covid-19. A aprovação do presidente também caiu, mas apenas 1%, chegando a 25%. Outros 22% disseram não aprovar nem desaprovar o governo, enquanto o número de pessoas que disseram não saber opinar manteve-se em 4%. 

Trata-se do pior resultado para Bolsonaro desde julho do ano passado, quando este número chegou a 54%, durante o início da liberação da primeira rodada do auxílio emergencial.  

Lula continua no banco dos réus... 

O próximo julgamento sobre Lula no Supremo Tribunal Federal (STF) está marcado para 14 de abril. Os ministros vão analisar o recurso da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a decisão de Fachin de anular os processos do petista e remetê-los à Justiça Federal de Brasília e de volta à fase da análise da denúncia. 

A decisão do ministro de submeter o caso ao plenário é vista como um indício de que se trata de um julgamento com um viés mais político do que o habitual. 

Decisão por mais leitos estão no Supremo...

Estão na pauta do STF cinco Ações Cíveis Originárias (ACOs 3473, 3474, 3475, 3478 e 3483) ajuizadas, respectivamente, pelos Estados do Maranhão, de São Paulo, da Bahia, do Piauí e do Rio Grande do Sul, em que a ministra Rosa Weber concedeu medida cautelar para determinar ao Ministério da Saúde a reativação, com a retomada do custeio, de leitos de UTI exclusivos para o tratamento da Covid-19. 

Vamos ao Mérito...  

Os leitos foram desativados após dezembro de 2020. Desde então, diante do agravamento da pandemia. A decisão da ministra que está no gavetão da resiliência da douta representante da sociedade brasileira na mais alta corte do país, todavia tudo indica, salvo não protele, será conforme pauta levada ao Plenário. 

Vacina ButanVac...

A produção da ButanVac ,vacina 100% nacional segundo o Instituto Butantan, estará disponível a partir de julho deste ano. Serão 40 milhões de doses garante o consórcio que inclui uma fabricante vietnamita e outra tailandesa, embora 85% da participação nesse grupo seja do Butantan. 

Segundo o presidente do Instituto Butatan, Dimas Covas, a ideia é que, depois de a população brasileira ser imunizada, doses da Butanvac sejam exportadas para a América Latina e países de renda baixa e média, incluindo Vietnã e Tailândia. 

"O Butatan tem o compromisso de fornecer essa vacina para países de renda baixa e média. Se o mundo rico combate porque tem recursos e vai ficar relativamente livre do vírus, os países de renda baixa e média poderão manter a pandemia." 

Mulheres advogadas superam os homens na lista de inscritos na OAB... 

As mulheres superam os homens nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). De acordo com os números oficiais dos 1.217.897 profissionais registrados em todo o país, 609.256 são é pouca, mesmo assim surpreende eis que há dois anos a diferença a menor era de 9.904. 

Na OAB gaúcha, há mais de 18 meses a predominância é cada vez mais feminina: hoje elas são 44.716 a 43.345. 

No ranking do comando da advocacia nacional estão São Paulo com 342.417 inscritos, seguidos do Rio de Janeiro com 156.134 e Minas Gerais 133.250, que juntos superam em mais de 50% o total de advogados e advogadas no país. Roraima é a menor das secionais com apenas 2.568 advogados (cerca de 2% do total nacional). 

O direito de saber quanto o colega ganha... 

Levantamento realizado pela Ipsos, em parceria com The Global Institute for Women´s Leadership, aponta que mais da metade dos brasileiros (55%) gostaria de ter o direito de saber o salário de colegas que realizam funções semelhantes. Outros 20% pensam que não deveriam ter esse direito. 

Apesar dos números expressivos, os brasileiros ocupam apenas a 19ª posição em um ranking com 28 países. A pesquisa on-line foi realizada com 20.520 entrevistados, sendo mil brasileiros, com idade entre 16 e 74 anos de 28 países. (via Espaço Vital-RS). 

Ivete Sangalo via twitter detona o secretário de Saúde da Bahia...

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, cobrou publicamente da cantora Ivete Sangalo uma participação maior em causas sociais em meio à pandemia de coronavírus.  

Boa tarde, sr Secretário de saúde da Bahia Fábio Vilas Boas. Venho por meio dessa rede social, a qual o Sr utilizou para revelar o quanto pouco me conhece e o quanto pouco conhece acerca da maneira que trabalho e da forma que realizo as atividades as quais me disponho! 

Não o conheço . Me respeite!!. O Sr definitivamente desconhece os meus feitos. Aplique as suas impressões a ações que são da sua responsabilidade. Pratique isso com os seus, em busca de resultados para aqueles que o colocaram nessa posição, Trabalhe para o povo! 

Não gosto de politicagem. Isso já está claro para todos que me acompanham. Cada um deve saber das suas responsabilidades Portanto, me respeite quando for falar ao meu respeito. Não me faça ensinar o seu trabalho, pois não permitirei que faça o meu Sem mais Ivete Sangalo.  

@ivetesangalo.2:15 PM · 28 de mar de 2021 

Oferecer alimento e água para eleitor se torna crime no Estado da Geórgia...

Resquícios da conturbada eleição americana do ano passado, deixa um fantasma rondando a Casa Branca.  

É que a nova lei eleitoral do Estado da Geórgia imporá novos limites, como exigências de identificação mais rigorosas, a restrição do número de urnas, a concessão de poder a parlamentares para que assumam eleições municipais e o encurtamento do período de votação antecipada em todas as eleições de dois turnos.  

Oferecer alimento e água a eleitores em fila agora será considerado uma contravenção. 

Por: Phil Thomas 

Por Ultima Hora em 29/03/2021
Publicidade
Aguarde..