Importância da energia nuclear e suas inovações será tema de debate em Brasília

Evento ter

Importância da energia nuclear e suas inovações será tema de debate em Brasília

  Debater as inovações tecnológicas e a crescente importância da energia nuclear no cenário global, além das oportunidades apresentadas no setor. Essa é a finalidade da audiência pública convocada pelo presidente da Frente Parlamentar Mista de Tecnologia e Energia Nuclear, deputado Júlio Lopes (PP), em conjunto com a Comissão de Minas e Energia (CME) e a Comissão Especial para Estudo, Avaliação e Acompanhamento das Iniciativas e Medidas Adotadas para a Transição Energética, que será realizada amanhã, às 14h, no plenário 14 da Câmara dos Deputados.

De acordo com o parlamentar, independente da enorme oferta de energia renovável no Brasil, existe a necessidade de se ter energia térmica para garantir a segurança e o bom funcionamento do sistema elétrico; e a energia nuclear, por ser uma energia limpa e confiável, é vista como a alternativa que irá garantir uma demanda cada vez maior no mundo.

 - A importância do sistema nuclear brasileiro para o contexto elétrico do país é que ele dá estabilidade à rede, já que ele tem entrada automática e conta com 85% de confiabilidade. Para se ter uma ideia, quando se estabelece uma usina eólica existe apenas 25% de aproveitamento da energia captada, pois ela depende das condições do tempo, que hora tem sol e hora não. A mesma situação ocorre com o vento que possui velocidades variadas, e a velocidade comercial que se traduz em energia é uma velocidade condicionada. Já o fator de capacidade de uma usina nuclear é de 85% do total que ela possui e que será sempre utilizado, e os 15% restantes é o tempo em que ela estará parada para manutenção ou para reparo de algum equipamento. Vale lembrar que todo o sistema elétrico mundial precisa de usinas térmicas para seu funcionamento, que podem ser a gás, a diesel ou de inúmeras naturezas; mas aquelas que hoje são consideradas de energia limpa e mais potentes, são as que utilizam a energia nuclear - explicou. 

A audiência pública terá como convidado especial o diretor da Agência Internacional de Energia Nuclear (AIEA), Rafael Grossi, que irá abordar as "Tendências Globais e o Importante Papel da Energia Nuclear na Transição Energética". Em seguida será a vez do CEO da Energy Futures Initiative (EFI) e ex-secretário de Energia dos EUA, Ernest Moniz, que juntamente com a fundadora e diretora executiva do “Save Clean Energy”, a influenciadora digital Isabelle Boemeke, irão debater sobre as “Iniciativas Apresentadas para o setor no Âmbito Internacional”; e encerrando o evento, o presidente da Frente Parlamentar de Energia Nuclear, deputado Júlio Lopes (PP), falará sobre as “Iniciativas e Oportunidades do setor especificamente para o Brasil".

O evento contará ainda com a presença do diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, almirante de Esquadra Alexandre de Faria; do diretor-presidente da Eletronuclear, Raul Lycurgo; do presidente da Associação Brasileira para Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN), Celso Cunha; do diretor-presidente da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa (Amazul), Newton Costa Neto e do responsável pelo Laboratório de Irradiação de Alimentos e Radioentomologia (LIARE) do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP), professor Thiago Mastrangelo.

Por Ultima Hora em 18/06/2024

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Firjan tem novo presidente, Luiz Césio Caetano
19 de Agosto de 2024

Firjan tem novo presidente, Luiz Césio Caetano

Cortes no Orçamento no Governo Lula Penalizam os Mais Pobres
18 de Outubro de 2024

Cortes no Orçamento no Governo Lula Penalizam os Mais Pobres

110 embarcações habilitadas a pescar tainha no Sul/Sudeste
06 de Junho de 2023

110 embarcações habilitadas a pescar tainha no Sul/Sudeste

Orçamento de 2024 prevê crescimento de 2,26% para economia
01 de Setembro de 2023

Orçamento de 2024 prevê crescimento de 2,26% para economia

Aguarde..