Instituto Niemeyer: Nova Diretoria e Conselho Indicam Caminhos para o Futuro em Nova Sede em Niterói

Instituto Niemeyer: Nova Diretoria e Conselho Indicam Caminhos para o Futuro em Nova Sede em Niterói

O Instituto Niemeyer, um dos pilares da preservação e promoção do legado do icônico arquiteto Oscar Niemeyer, anunciou sua nova diretoria e conselho em uma assembleia prestigiada nesta segunda-feira, dia 24, no tradicional Atlético Clube Fluminense.

A mudança estratégica da sede do Rio de Janeiro para Niterói e a indicação do bisneto de Oscar Niemeyer para presidir do conselho de administração foram apenas algumas das significativas novidades apresentadas durante o evento.

Na presença de autoridades, figuras ilustres e membros da família Niemeyer, incluindo Paul e Caíque Niemeyer, bisnetos do arquiteto e Gilberto Antunes, maquetista de centenas de projetos de Oscar Niemeyer. A assembleia se destacou por seu tom de reconciliação e recomeço. Com a eleição concluída, encerra-se definitivamente a disputa pelo controle da instituição, abrindo caminho para uma nova era de cooperação e inovação.

Nova Liderança, Novos Desafios

Paul, bisneto de Oscar Niemeyer assumiu com entusiasmo o papel de conselheiro de administração, destacando seu compromisso em continuar o legado visionário de seu bisavô. A nova composição administrativa traz também o presidente executivo Thiago Sanderson, que, com sua experiência em gestão projetos, prometeu fortalecer a presença do instituto tanto no cenário nacional quanto internacional.

Ao lado de Sanderson, assume a arquiteta Michelle Berenice, popularmente conhecida como Mica, como vice-presidente. Mica também exerce a posição de vice-presidente do CAU RJ e é reconhecida por seu trabalho como curadora da Arena Sociedade 4.0 na Rio Innovation Week. Sua presença representa um compromisso renovado com a inovação arquitetônica e a discussão sobre as cidades do futuro.

Foram eleitos ainda, Fabiano Filho vice presidente de inclusão e desenvolvimento social, Marcos Lacerda, vice-presidente de meio ambiente, sustentabilidade e clima, Patrick Silva, vice-presidente de ciência, tecnologia e inovação, Andrea Rego Monteiro, vice-presidente de engenharia, arquitetura e planejamento, Leandro Comyn, diretor financeiro, Eliane da Silva, diretora administrativa, Paulo Pirasol, diretor de comunicação, Fábio Diniz, Diretor Jurídico e Alexandre Thompson, Diretor de projetos.

Mudança para Niterói: Uma Nova Casa para um Patrimônio Eterno

A decisão de transferir a sede do Instituto Niemeyer para Niterói é resultado de uma visão estratégica que busca integrar de maneira mais profunda o legado arquitetônico às atividades culturais e educacionais da cidade. Niterói, que já acolhe várias obras de Niemeyer, como o icônico Museu de Arte Contemporânea (MAC), se revela como o ambiente perfeito para abraçar essa nova etapa da instituição.

Desafios à Frente

Entre os principais desafios para os próximos anos estão a digitalização completa do acervo do Instituto, a retomada da revista Módulo que completa 70 anos, a criação do Prêmio Niemeyer, a ampliação das parcerias internacionais e o fortalecimento das atividades educativas para jovens arquitetos e entusiastas. Além disso, a nova diretoria se compromete a promover regularmente eventos que celebrem a arquitetura e o urbanismo, com ênfase na sustentabilidade e inovação, refletindo a essência transformadora de Niemeyer, além de dar todo suporte necessário ao Escritório Oscar Niemeyer com objetivo de tirar da prancheta todas as obras do arquiteto ainda não construídas.

"Estamos profundamente comprometidos em transformar projetos visionários de Oscar Niemeyer em realidades concretas. Nosso objetivo é não apenas homenagear o legado de um dos maiores arquitetos da história, mas também impulsionar um impacto cultural e social duradouro. Temos obras planejadas para Maricá, Niterói e diversas outras localidades no Brasil e no exterior, e nossa gestão trabalhará arduamente para garantir que esses projetos sejam mais do que planos no papel, mas sim contribuições tangíveis para o mundo da arquitetura e para as comunidades que as acolherão." — Thiago Sanderson, presidente executivo do Instituto Niemeyer.

A assembleia ocorreu em um clima cordial e de grandes expectativas, reforçando o prestígio da instituição no cenário cultural e arquitetônico do Brasil e do mundo. Com a nova diretoria e conselho agora definidos, o Instituto Niemeyer está preparado para trilhar um caminho de inovação e legado perene.

Por Ultima Hora em 25/02/2025
Aguarde..