Isabela Francisco, fala sobre a força invisível das Mulheres Negras, no Fórum Brasil-Angola

  Estamos na Casa de Cultura Laura Alvim, onde ocorre o primeiro Fórum Educacional Empresarial Brasil-Angola. Entre as palestras de destaque, está a da artista plástica Isabela Francisco, que trouxe à tona um tema de extrema relevância: a violência contra as mulheres negras. Convidada por Ana Cristina Carvalho, uma das organizadoras do evento, e pelo cônsul de Angola, Isabela apresentou seu projeto “Presenças Invisíveis”, que explora a condição das mulheres negras em uma sociedade onde, apesar de sua potência, elas permanecem invisíveis para muitos.

Durante a palestra, Isabela frisou que as mulheres negras enfrentam taxas muito mais altas de violência em comparação às mulheres brancas. "Minha fala foi sobre esse tema tão avassalador e importante de ser discutido", destacou a artista. Segundo ela, a questão vai além das estatísticas, abrangendo um contexto mais profundo de preconceito e invisibilidade social. "Presenças Invisíveis" é um projeto que também aborda a realidade de mulheres trans, ampliando a discussão para incluir todos os que sofrem com essa invisibilidade.

Além de sua palestra, Isabela expôs seis grandes quadros, todos retratando mulheres negras. Uma obra em especial, feita para o evento, destacou a força e a resiliência das mulheres angolanas. "As vestimentas ricas e as expressões de sofrimento se misturam com o pedido de redenção, representado por uma flor que só nasce em Angola. Essa flor é um símbolo da invencibilidade dessas mulheres, que sobrevivem e florescem em qualquer lugar."

Isabela Francisco encerrou sua participação com um lembrete importante sobre a luta das mulheres em todas as esferas da sociedade, conclamando que "não importa a cor ou idade, o simples fato de ser mulher já nos coloca em uma posição de enfrentamento."

Para conhecer mais sobre o trabalho de Isabela, siga suas redes sociais: @artista_isabelafrancisco.

Por Jéssica Porto e Robson Talber/ Repórter Oscar Müller
 

Por Ultima Hora em 22/09/2024

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Evento Eco Fashion Junina traz DJ Arven para uma apresentação exclusiva
17 de Junho de 2024

Evento Eco Fashion Junina traz DJ Arven para uma apresentação exclusiva

Exposição sobre democracia é censurada em Juiz de Fora
23 de Julho de 2021

Exposição sobre democracia é censurada em Juiz de Fora

FREJAT TRIO / ELETRO ACÚSTICO. No Qualistage - Dia 19 de janeiro
10 de Janeiro de 2023

FREJAT TRIO / ELETRO ACÚSTICO. No Qualistage - Dia 19 de janeiro

Crianças brasileiras só perdem para as marroquinas em matemática
05 de Dezembro de 2024

Crianças brasileiras só perdem para as marroquinas em matemática

Aguarde..