Itaboraí participa de I Fórum Temático da Câmara Técnica de Agricultura e Pesca do Conleste

Itaboraí participa de I Fórum Temático da Câmara Técnica de Agricultura e Pesca do Conleste

Com objetivo de debater a implementação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) em Itaboraí, a Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI) participou do I Fórum Temático da Câmara Técnica de Agricultura e Pesca do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste), na manhã desta terça-feira (10/10), no salão nobre da Prefeitura de Itaboraí, no Centro. 

Promovido pela Câmara Técnica de Agricultura e Pesca do Conleste, o evento teve como principal objetivo debater avanços para o setor, assim como a implementação do SISBI-POA em Itaboraí e região. O sistema é responsável pela padronização e harmonização dos procedimentos de inspeção de produtos de origem animal em diferentes serviços de inspeção, além de garantir a qualidade, inocuidade e segurança alimentar dos produtos de origem animal aos consumidores.

O secretário municipal de Agricultura e presidente da Câmara Técnica de Agricultura e Pesca do Conleste, Abílio Pereira, destacou a importância do evento para o avanço do setor nos 17 municípios atendidos pelo Conleste. 

Leia Ainda:

Abílio Pereira, lidera Iniciativa Histórica na Reunião Temática do CONLESTE sobre Agricultura e Pesca em Itaboraí

Jaime Medeiros, Secretário de Agricultura de Teresópolis, Marca Presença no Primeiro Fórum Temático da Câmara Técnica de Agricultura e Pesca do Conleste

Secretário de Agricultura de Cachoeiras de Macacu, Marcos Gois, destaca Importância do Fórum Temático para Agricultura e Pesca no Conleste

Paulo Renato da PESAGRO RJ, discute expectativas para Agricultura e Pesca no Fórum do Conleste em Itaboraí

"Esse evento é de fundamental importância tanto para Itaboraí quanto para todos os municípios atendidos pelo Conleste. É uma oportunidade única para debater e dialogar sobre avanços nos setores de Agricultura e Pecuária de cada município participante. Por meio do Fórum, iremos debater a possibilidade e, principalmente, a importância do SISBI-POA para todas essas cidades", disse o secretário. 

O evento contou com as palestras sobre os temas "Implantação do SISBI-POA, desafios e oportunidades" e "Inspeção de produtos de origem animal no Brasil" ministradas pelos auditores fiscais federais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Alberto Magioli e Luís Eduardo Silva. 

"É importante ressaltar e destacar que o Ministério da Agricultura e Pecuária está a disposição para atender, dentro do possível, as demandas dos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro. O nosso foco nesse Fórum é debater e reforçar a implantação do SISBI-POA, que pode aquecer a economia, vendendo e comprando produtos com mais segurança", disse o superintendente do Ministério de Agricultura e Pecuária no Estado do Rio de Janeiro, Aguinaldo Pinto.

O evento contou também com a participação do presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro-Rio), Paulo Renato Marques, além de representantes dos municípios de Guapimirim, Teresopólis, Saquarema, Rio Bonito, São Pedro da Aldeia e Varre-Sai.

 

Por Ultima Hora em 12/10/2023
Publicidade
Aguarde..