Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
É de extrema importância priorizar equipamentos de segurança em seu veículo.
Você sabe quais são?
Não há como priorizar um item, todos têm a função única que é manter você e sua família tranquilos e seguros.
Para ajudá-lo a compreender o que faz diferença para uma direção segura, reuni uma lista com os equipamentos aos quais você precisa ficar atento. Confira!
Luzes e faróis
Desde 2016, é obrigatório circular em rodovias com farol baixo. A medida foi tomada como forma de prevenir acidentes na estrada. Isso aumenta em 60% a visibilidade de um veículo com a luz baixa acesa.
No entanto, luzes de direção laterais, de acionamento dos freios e de localização traseiras são tão importantes quanto. Além da prevenção, é por meio delas que outros motoristas recebem sinais essenciais, como de conversão, de troca de faixas e indicação de parada.
Cintos de segurança
São equipamentos de segurança que reduzem entre 40% e 75% o risco de morte em caso de acidentes. No entanto são subestimados por desconforto ou descrença em sua eficiência. Verifique sempre se seu cinto está travando.
Para-choque
Dispositivo fabricado em plástico e espuma de diferentes densidades que ajudam a absorver o impacto, numa colisão, para os passageiros.
É importante pontuar que até em pequenas colisões, ocorrem avarias que devem ser observadas e corrigidas para manter a eficiência do item.
Freios
O sistema de frenagem precisa estar em ótimas condições sempre. Isso evitará derrapagens e perda de aderência relacionadas à pressão do freio. Avaliar o nível do fluído e realizar testes regularmente faz toda diferença.
ATENÇÃO: PARA QUE OS FREIOS FUNCIONEM PERFEITAMENTE É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA QUE A SUSPENSÃO DO CARRO ESTEJA TÃO PERFEITA QUANTO. Quando digo suspensão, falo das balanças, amortecedores e seus kits, bieletas, ponteiras, axiais, entre outras, um grande conjunto de peças que depende uma da outra.
Encostos de cabeça
Os encostos precisam ser ajustados para que previnam o chamado “efeito chicote” em uma colisão. Eles evitam que a cabeça seja arremessada para trás após um choque, o que poderia levar a uma lesão no pescoço.
Se estiverem muito altos ou muito baixos, porém, não vão conseguir cumprir essa função. Ajuste-os de acordo com sua altura.
Airbags
Desde 2014, todos os veículos produzidos no Brasil precisam ter airbags.
Acionado em segundos, o dispositivo serve como um sistema de amortecimento no caso de colisão.
Um detalhe importante que poucos conhecem, o airbag não é seguro para crianças de 10 anos, idade mínima recomendada para andar no banco da frente, até os 14 anos. Este deve ser desativado. Isso acontece porque, pela estrutura corporal desse período, o dispositivo tende a não ser eficiente, podendo causar lesões em vez de proteger.
Espelhos
A visibilidade é um dos principais aliados de qualquer condutor. Como há pontos cegos na direção, os espelhos ajudam o motorista a ter um campo de visão mais claro e amplo. Presentes tanto nas laterais, quanto internamente, servem para guiar muitas decisões. Estes devem ser conferidos e ajustados antes de começar a conduzir seu veículo.
Todos os itens aqui apresentados são regulados e fiscalizados pelo Detran. O mal funcionamento, condições de uso, falta de um deles ocorrerá infração suscetível de multa. Crie o hábito de conferi-los antes de pegar a estrada.
Cláudio Cretton
Parada 40 Centro Automotivo
Rua Doutor Francisco Portela, 2270
Parada 40 – São Gonçalo – RJ
CNPJ: 30.890.135/0001-30
Tel: 21 98207-3947 / 97103-1415
www.parada40centroautomotivo.com.br
atendimento@parada40centroautomotivo.com.br
Instragram: centroautomotivoparada40
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!