Janeiro Branco alerta para a saúde mental dos pets e reforça a importância da adoção consciente

Campanha destaca a sensibilidade emocional dos animais e como a conviv

Janeiro Branco alerta para a saúde mental dos pets e reforça a importância da adoção consciente

O ano de 2025 acabou de chegar e com ele inicia-se a campanha Janeiro Branco - movimento que busca sensibilizar a população sobre a importância do cuidado com o bem-estar mental e emocional, tanto dos humanos, como dos pets. Os animais são seres sencientes, ou seja, eles têm a capacidade de sentir emoções e sensações físicas, como dor, estresse e ansiedade – assim como as pessoas. A campanha Janeiro Branco surgiu em 2014, a fim de estimular a reflexão sobre as questões emocionais e incentivar a prevenção dos transtornos psicológicos.

O Brasil apresenta altos índices de transtornos de ansiedade e depressão. De acordo com dados de 2023, da Organização Mundial da Saúde (OMS), 26,8% dos brasileiros receberam diagnóstico médico de ansiedade, sendo que a faixa etária entre 18 e 24 anos apresenta um índice ainda mais preocupante, de 31,6% da população jovem afetada. "A convivência com animais de estimação, como cães e gatos, pode desempenhar um papel importantíssimo na melhoria da saúde mental e emocional das pessoas. Os pets são ótimos companheiros para acalmar e aliviar o estresse. Ao interagir com um cachorro, por exemplo, os níveis de ocitocina aumentam, trazendo a sensação de bem-estar e diminuindo os níveis de ansiedade”, afirma Hanri Soares, presidente da ONG Paraíso dos Focinhos.

 

Hanri Soares, presidente da ONG Paraíso dos Focinhos

 

De acordo com Hanri Soares, essa é uma ótima oportunidade para a adoção consciente de animais abandonados. Só na ONG Paraíso dos Focinhos existem mais de 400 cães e 100 gatos à espera de um lar com amor e segurança. Esses 500 animais foram abandonados e sofreram todo tipo de violência. “Quando resgatamos esses pobres animais, eles chegam na ONG com sequelas visíveis de sofrimento emocional e físico. É de cortar o coração. Mas a nossa missão é essa! Resgatar, salvar suas vidas com tratamento médico e dar todo amor para que esses cães e gatos voltem a se sentir seguros e a confiar no ser humano”, desta Hanri Soares.

Foi o que o casal Max Machay e Laís Gabriele fizeram. Em agosto de 2023, eles adotaram a Jolie, uma bulldog francesa que sofria choques elétricos por anos – que causou feridas grandes no pescoço. A ONG Paraíso dos Focinhos recebeu a denúncia e resgatou a Jolie. Max e Laís viram Jolie no Instagram da ONG e se apaixonaram. “Jolie chegou em nossa casa muito assustada. O simples gesto de pegarmos um copo ou abrirmos um saco de lixo deixava Jolie com medo. Jolie era reativa ao toque. Tudo isso é reflexo dos traumas, da violência que Jolie passou”, lembra Max.

Casal que adotou a Jolie (cachorrinha com traumas). Casal Max Machay (administrador) Laís Gabriele (farmacêutica)

O casal investiu, pacientemente, no suporte emocional da pequena bulldog que tinha 4 anos de idade. “Demos todo amor do mundo para a Jolie, respeitamos os limites e tempos dela. Fomos atrás de informações e técnicas para diminuir os medos da Jolie”, conta Laís. Hoje em dia, Jolie é uma cachorrinha emocionalmente mais segura. Ela deixa os tutores limparem os ouvidos e escovar os dentes. Jolie interagem bem com outros cachorros, é uma cachorrinha muito feliz.

Por Angelica Cunha

Por Ultima Hora em 07/01/2025

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Esperança de vida ao nascer no Brasil fica em 75,5 anos em 2022
29 de Novembro de 2023

Esperança de vida ao nascer no Brasil fica em 75,5 anos em 2022

Dr. Luizinho amplia leitos de UTI cardiológica no Hospital São Francisco da Providência de Deus.
05 de Junho de 2023

Dr. Luizinho amplia leitos de UTI cardiológica no Hospital São Francisco da Providência de Deus.

Brasil bate recorde de mortes por dengue em 2023
28 de Dezembro de 2023

Brasil bate recorde de mortes por dengue em 2023

Estado do Rio confirma sete focos de ave silvestre com Influenza Aviária
16 de Junho de 2023

Estado do Rio confirma sete focos de ave silvestre com Influenza Aviária

Aguarde..