Julgamento de Bolsonaro na ordem 'da noite'

Julgamento de Bolsonaro na ordem 'da noite'

 

Inelegibilidade (ou não)

O julgamento do ex-presidente Bolsonaro (PL) no TSE foi retomado na noite desta terça-feira, 27, e as apostas são que se encerre esta semana com ele inelegível. A audiência do canal da Justiça Eleitoral no YouTube deve subir bastante nestes dias.

Fake News

O relatório do ministro do TSE, Benedito Gonçalves, tem 400 páginas e a leitura deve tomar toda a sessão de hoje, segundo analistas políticos. Essa é uma das inúmeras ações eleitorais contra o ex-presidente. Neste julgamento, Bolsonaro é acusado de disseminar desinformação durante encontro com embaixadores, ano passado, ao falar sobre as urnas eletrônicas.

Berlinda

O grupo Jovem Pan é alvo de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal, em que pede o cancelamento das três outorgas de radiodifusão por "alinhamento à desinformação".

Depoimento

O ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, coronel Mauro Cid, vai depor na CPI mista dos Atos Antidemocráticos na próxima terça-feira, 4. A convocação já foi aprovada e ele terá que explicar muitos questionamentos da comissão sobre sua efetiva participação na construção da tentativa de golpe de estado.

Freguês

Roberto Campos Neto vai ter que explicar no Senado, de novo, porque a taxa básica de juros do país insiste em se manter em 13,75%. A Comissão de Assuntos Econômicos da casa legislativa aprovou novo convite ao presidente do Banco Central para que ele compareça ao colegiado. A data ainda não foi divulgada. O convite atende aos requerimentos dos senadores Ciro Nogueira (PP-PI), Plínio Valério (PSDB-AM), Randolfe Rodrigues (Sem Partido-AP) e Rogério Marinho (PL-RN).

Pressão

Líder do governo no Congresso Nacional, Randolfe Rodrigues critica o Copom por manter, pela sétima vez consecutiva, uma taxa básica de juros altíssima. Embora o percentual tenha sido confirmado na semana passada, o Banco Central avalia que a partir de agosto os juros poderão cair.

 Julgamento

O Tribunal Penal Internacional reabriu a apuração de crimes contra a humanidade na Venezuela praticados no regime ditatorial do presidente Nicolás Maduro. O país vizinho atravessa, há mais de uma década, toda sorte de crimes, privações e violações dos direitos humanos contra seus filhos.

 Anarriê

O arraial do PT, que acontece no próximo sábado em Brasília, está movimentando o bastidor político e promete levar não só petistas para a festa junina, mas políticos aliados de outros partidos, que vão querer posar ao lado do convidado ilustre, o presidente Lula. Sua assessoria já confirmou a presença dele no evento.

Por Coluna Valéria Costa em 27/06/2023
Publicidade
Aguarde..