Kamala Harris e o Mundo do Pop: Estrelas se unem à Candidatura Presidencial

Democrata tem recebido um grande impulso na internet com uma explosão de vídeos que misturam seus discursos com hits de sucesso

Kamala Harris e o Mundo do Pop: Estrelas se unem à Candidatura Presidencial

O mundo do pop está abraçando a candidatura de última hora à Casa Branca da vice-presidente americana, Kamala Harris. A democrata tem recebido um grande impulso na internet com uma explosão de vídeos que misturam seus discursos com hits de sucesso. Janelle Monáe, John Legend e Charli XCX são algumas das estrelas da música que deram seu apoio público a ela. A eles se somam celebridades de Hollywood como George Clooney, Viola Davis, Robert de Niro e Barbra Streisand. 

Apoio das Celebridades   

Até mesmo Beyoncé – que normalmente não permite que sua música seja usada em projetos onde ela não é a protagonista – aprovou que a campanha de Kamala utilize sua canção “Freedom”. A canção foi gravada com a participação especial de Kendrick Lamar e faz parte do álbum de sucesso Lemonade. A mãe da estrela, Tina, se apressou a apoiar a agora provável candidata democrata à eleição presidencial de novembro após a saída do mandatário Joe Biden no domingo. 

As redes sociais estão em chamas com os mash-ups das citações mais famosas de Kamala em discursos e entrevistas, que muitas vezes são o alimento para memes, e músicas de artistas pop do momento, como Charli XCX, Beyoncé, Taylor Swift e Chappell Roan. 

Impacto nas Redes Sociais 

A internet costumava misturar seus momentos mais descontraídos para criticar a vice-presidente de 59 anos, mas desde que a campanha de Biden despencou após seu desastroso debate contra Donald Trump no mês passado, os vídeos parecem estar fortalecendo sua presença, especialmente entre os eleitores mais jovens. Os famosos também embarcaram na onda, captando o momento de marketing ao mesmo tempo em que se inclinam à candidatura de Kamala. 

'Código Brat' 

A artista britânica Charli XCX, em particular, viu como seu álbum “brat” (palavra inglesa que designa algo como “pirralho”) se tornou o núcleo da primeira campanha online de Kamala. Ao lançar o álbum no início do mês, a cantora explicou nas redes sociais que “o termo brat descreve uma menina que é um pouco bagunçada, que gosta de festa e, talvez, diz algumas coisas meio bobas de vez em quando, que se sente como si mesma, mas de vez em quando tem uma crise nervosa”. 

O meme “brat summer” já estava vivo antes da vice-presidente ser associada a ele. Quando os fãs começaram a aplicar o inevitável filtro verde-limão “brat” às imagens de Kamala, porém, Charli XCX expressou sua aprovação. “Kamala IS a brat” (Kamala é uma ‘brat’), postou a estrela pop de 31 anos, uma frase que a campanha da democrata adotou rapidamente. De lá pra cá, multiplicaram-se pela internet vídeos antigos com aparições públicas de Kamala e em que ela surge dançando, fazendo piadas consigo mesma e soltando tiradas bem-humoradas. 

Na curta transição de Biden para Kamala, a conta oficial da campanha democrata no X também se rebatizou como “brat-coded”, com sua foto imitando o verde neon do álbum – “cor de Shrek”, como é chamado na Internet – e o estilo JPEG de baixa resolução. 

Apoio de Outras Estrelas 

Katy Perry, cujo single “Roar” foi tocado com frequência na campanha de Hillary Clinton em 2016, também promoveu seu último single “Woman's World” ao apoiar Kamala. Ela postou uma montagem da líder democrata com um mash-up de sua música e com agora famosa frase ligada à sua aspiração presidencial – “Do you think you just fell out of a coconut tree?” (Você acha que acabou de cair de um coqueiro?). 

A fala, feita pela mãe da vice-presidente, foi lembrada pela agora candidata há mais de um ano em um evento na Casa Branca. “É um mundo de mulheres, e você tem sorte de viver nele”, canta Katy Perry em vídeos reproduzidos nas redes sociais com imagens de Kamala. 

A cantora Olivia Rodrigo também manifestou seu apoio à posição de Kamala Harris sobre os direitos reprodutivos. Nesta terça-feira, a artista publicou um vídeo no Instagram em que mostra o primeiro discurso de campanha da democrata. Nele, a vice-presidente critica a posição de Trump sobre o aborto e afirma que irá “impedir as proibições extremas de aborto” e que, “quando o Congresso aprovar uma lei para restaurar as liberdades reprodutivas, como presidente dos EUA, eu assinarei”. 

Cardi B lembrou aos seus fãs que ela já havia dito que Kamala deveria substituir Biden, a quem ela apoiou em 2020 depois de inicialmente apoiar o senador de esquerda Bernie Sanders. Pouco depois de Biden ter anunciado sua retirada da disputa pela reeleição, a rapper do Bronx postou novamente um vídeo que ela havia feito anteriormente, no qual ela diz que a vice deveria ser a candidata democrata. “Eu disse a eles que Kamala deveria ter sido a indicada em 2024”, afirmou. Cardi B havia indicado que não planejava votar quando Biden fosse o indicado, embora não tenha deixado clara sua posição agora que Kamala é a provável candidata democrata, ainda esperando que seu partido a indique oficialmente. 

 

 

Por Ultima Hora em 26/07/2024
Publicidade
Aguarde..