Levantamento exclusivo da ASSERJ revela que 88,1% dos cariocas pretendem comprar produtos do Sul nos supermercados

Ainda segundo a pesquisa, 87,5% dos consumidores da cidade do Rio n

Levantamento exclusivo da ASSERJ revela que 88,1% dos cariocas pretendem comprar produtos do Sul nos supermercados

A forte chuva que a população do Rio Grande do Sul enfrentou, e que ainda alaga diversas regiões do estado, mobilizou todos os brasileiros. No primeiro momento, milhares de doações de roupas e alimentos foram feitas. Em seguida, centenas de pessoas enfrentaram as enchentes para trabalhar como voluntários.

Agora, um movimento vem ganhando força: o apoio da população para a compra de produtos produzidos pelos gaúchos. Uma pesquisa exclusiva, realizada pela Associação de Supermercado do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), traçou um perfil do comportamento dos cariocas, quanto à iniciativa de comprar itens fabricados no Sul. Segundo o levantamento, 88,1% dos cariocas pretendem comprar produtos gaúchos nos supermercados. Outros 62,6% já estão comprando itens produzidos na região, com o objetivo de apoiar os negócios duramente afetados pelas enchentes.

Para o primeiro vice-presidente da Associação das Américas de Supermercados e presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, os cariocas estão empenhados em apoiar o Rio Grande do Sul. “O levantamento revelou que para 88% dos cariocas, a identificação dos produtos de origem gaúcha nas gôndolas poderia incentivar a compra desses itens. Já verificamos que diversos associados, ou seja, supermercadistas, estão realizando essa iniciativa. É uma forma generosa, eficaz e inteligente de contribuir com o povo do Sul, tão duramente afetado pelas fortes chuvas”, destaca o executivo.    

Consumo consciente de arroz

Apesar do Rio Grande do Sul ser responsável por boa parte do arroz produzido no Brasil, e já terem colhido 83% da safra deste ano, eles ainda podem enfrentar alguma dificuldade para escoar, com velocidade, a sua produção em decorrência de vias e estradas danificadas. Diversas iniciativas foram tomadas, como, por exemplo, zerar impostos para importação de três tipos de arroz até o fim do ano.

 

Porém, se não houver uma conscientização da população, os supermercadistas podem enfrentar dificuldade para repor rapidamente o produto nas prateleiras. O estudo da ASSERJ mostra que 87,5% dos cariocas não estão armazenando arroz em excesso em suas residências e apenas 12,5% revelaram ter feito.

A pesquisa também indagou os cariocas sobre as consequências de estocar arroz, que vão desde a impossibilidade dos menos favorecidos economicamente de comprar o produto, até o aumento nos preços. A boa notícia é que 66,5% dos entrevistados revelaram ter essa consciência e apenas 33,5% informaram desconhecimento.

Segundo Queiróz, os números comprovam a importância de ter tratado do tema com seriedade e transparência, desde o início. “Fomos a primeira associação a alertar sobre a probabilidade de o problema ocorrer. Nosso intuito foi alertar e conscientizar a população para não fazer estoques desnecessários que impulsionam a injustiça social e o aumento de preço”, ressalta.   

Por fim, outros 58,1% dos entrevistados demonstraram saber que, nesse momento, ao substituir o arroz por outros alimentos, está ajudando a equilibrar o valor e a oferta do produto no mercado.

A sondagem ocorreu entre os dias 20 e 21 de maio e contou com a participação de 487 consumidores na cidade do Rio de Janeiro.

Sobre a ASSERJ

Foi com um pequeno número de associados que nasceu a Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), mais precisamente em 1969, um ano após a atividade supermercadista ser definida e regulamentada no País. Criada com o intuito de fortalecer e defender a cadeia supermercadista do Estado, a ASSERJ atendeu bem ao seu objetivo principal. Há mais de cinco décadas representando e defendendo os interesses do setor, a ASSERJ adquiriu know-how no setor supermercadista, oferecendo aos seus associados cursos de aperfeiçoamento, palestras, consultoria e assessoria na área jurídica, gestão, recursos humanos, prevenção de perdas, alimentos seguros, marketing, além de muitas outras atividades relevantes para o setor.

Mais informações: https://asserj.com.br/

Instagram: @asserjsupermercados  

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/asserjsupermercados/  

 

 

Por Ultima Hora em 24/05/2024

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Miopia em Gestão
06 de Junho de 2023

Miopia em Gestão

Lula revoga reoneração de 17 setores da economia
29 de Fevereiro de 2024

Lula revoga reoneração de 17 setores da economia

Governo Federal assina acordo com a Prefeitura do Rio para a revitalização do histórico imóvel da Estação da Leopoldina
26 de Fevereiro de 2024

Governo Federal assina acordo com a Prefeitura do Rio para a revitalização do histórico imóvel da Estação da Leopoldina

Banco do Brasil renegocia R$ 1 bilhão na primeira semana do Desenrola
21 de Julho de 2023

Banco do Brasil renegocia R$ 1 bilhão na primeira semana do Desenrola

Aguarde..