Lista de Foragidos do 8 de janeiro chega ao Brasil pelas mãos de Milei

Porta-voz argentino refor

Lista de Foragidos do 8 de janeiro chega ao Brasil pelas mãos de Milei

O governo argentino, sob a liderança do presidente Javier Milei, entregou ao Itamaraty nesta quinta-feira uma lista contendo os nomes dos foragidos do atentado de 8 de janeiro de 2023 que se encontram em território argentino. A ação ocorre uma semana após um pedido formal apresentado pela Polícia Federal (PF) brasileira. O documento já foi encaminhado ao gabinete do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), responsável pelos processos relacionados aos ataques golpistas. Estima-se que a lista contenha cerca de 65 nomes. 

Na semana passada, a PF enviou à Argentina uma lista com 143 nomes de brasileiros que teriam descumprido medidas cautelares, como prisão domiciliar ou uso obrigatório de tornozeleira eletrônica, para escapar da Justiça cruzando a fronteira. O objetivo era identificar quantos desses indivíduos estavam na Argentina para iniciar um processo de extradição o mais rápido possível, já que alguns poderiam ter solicitado asilo político. Nesse caso, a legislação argentina de pedido de refúgio impõe confidencialidade, impedindo a entrega dos nomes às autoridades brasileiras. 

Ainda é incerto o retorno dos cerca de 65 brasileiros que fugiram para o país vizinho após se tornarem alvos da operação Lesa Pátria, uma vez que Milei é aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), cuja derrota nas eleições de 2022 alimentou os ataques golpistas à Praça dos Três Poderes. 

Em coletiva de imprensa na quarta-feira, 19 de outubro, o porta-voz da Presidência argentina, Manuel Adorni, negou a existência de um pacto de impunidade entre Milei e Bolsonaro, apesar da proximidade ideológica e pessoal entre os dois. 

"Não fazemos pactos de impunidade com absolutamente ninguém. E por outro lado, é uma questão judicial. A justiça tomará as medidas correspondentes quando chegar a hora de tomá-las e nós as respeitaremos, como respeitamos qualquer decisão judicial, ponto final", afirmou o representante da Casa Rosada. 

 

 

 

Por Ultima Hora em 25/06/2024

Comentários

  • Tomaram um direto de direita...
    Luis Silva
    26/06/2024

Notícias Relacionadas

02 de Março de 2022

"Terceira guerra mundial seria nuclear e devastadora", avisa chanceler da Rússia

Entenda falha no sistema da CrowdStrike que causou apagão cibernético
22 de Julho de 2024

Entenda falha no sistema da CrowdStrike que causou apagão cibernético

Quase 850 mil pessoas foram afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul
06 de Maio de 2024

Quase 850 mil pessoas foram afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

Modelo internacional expõe direct de Neymar: 'Desrespeitoso'; veja
28 de Junho de 2023

Modelo internacional expõe direct de Neymar: 'Desrespeitoso'; veja

Aguarde..