Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Dando continuidade às celebrações dos dez anos do Movimento Maio Amarelo, o Detran.RJ realizou ontem (10/5), no auditório da Fecomércio RJ, o Fórum Responsabilidade e Vida, sobre segurança viária e prevenção de acidentes.
O evento contou com a participação da diretora do Departamento de Segurança no Trânsito da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), Maria Alice Nascimento, e teve a presença de secretários e diretores de órgãos municipais de trânsito.
Os debates foram abertos pelo presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder, que ressaltou a importância da integração com os 92 municípios do Estado do Rio para intensificar as ações educativas e de fiscalização, com o objetivo de reduzir os acidentes.
“O problema das cidades é nosso problema também”, disse Konder. “Precisamos falar da importância da municipalização do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans)”, afirmou ele.
Maria Alice Nascimento lamentou que o Brasil seja o terceiro país no mundo com mais mortes e acidentes no trânsito e fez um apelo para que os municípios se inscrevam no Pnatrans e se tornem parceiros do Governo Federal nas iniciativas que têm como objetivo “diminuir esses índices tão alarmantes”. O Pnatrans estabelece metas de redução de acidentes em todo o país.
Também participaram da abertura do evento o comandante da Operação Lei Seca, coronel Artur Barbosa; a representante do INTO - Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia -, Mariana Maciel; o representante da Confederação Nacional do Comércio (CNC) no Pnatrans, Rodrigo Moreira; e o representante dos municípios, Emílio Benetti, da Secretaria de Segurança Pública, Defesa Civil e Trânsito de Itaguaí.
Em 2022, ocorreram no Estado do Rio 17.199 acidentes de trânsito, com 21.612 vítimas, sendo que 19.718 ficaram feridas e 1.894 morreram – em média, 5 mortes no trânsito por dia. Esses dados estatísticos foram apresentados no evento por Mancildo Moreira e Bruno Barros, da Coordenadoria de Estatística e Acidentologia da Assessoria de Gestão e Modernização (Agem) do Detran.RJ, para ressaltar a importância da segurança viária na redução de acidentes.
Joel Mendes, coordenador do Detran.RJ, apresentou dados sobre o Pnatrans, e a psicóloga Alda Fernandes fez uma exposição sobre o uso da psicologia no trânsito como prevenção de riscos e acidentes. O Fórum foi encerrado com palestra de Mariana Maciel, do INTO, sobre o impacto causado pelas vítimas de acidentes de trânsito na rotina do hospital. Pacientes que estão na fila, à espera de cirurgias eletivas, precisam esperar mais cada vez que um acidentado chega ao hospital em estado grave.
A bênção que seria realizada à noite na Capela do Cristo Redentor, em homenagem às vítimas dos acidentes de trânsito no Estado do Rio, foi adiada em função das chuvas desta quarta-feira. A celebração será realizada em outra oportunidade.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!