Mais um: prefeito elege cabaré e marmita como inimigos e repete tática bolsonarista

Mais um: prefeito elege cabaré e marmita como inimigos e repete tática bolsonarista

O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), anunciou recentemente sua intenção de fechar todos os prostíbulos e "boates de luxo" situados no perímetro urbano da capital mato-grossense. A proposta envolve o envio de um projeto de lei à Câmara Municipal visando intensificar as medidas contra a prostituição na cidade. 

Em declarações à imprensa, Brunini afirmou que a administração municipal está avaliando a legislação vigente para verificar a possibilidade de proibir esse tipo de atividade dentro da área urbana. Caso não haja uma proibição explícita, o prefeito pretende apresentar uma proposta legislativa para restringir essas atividades no perímetro urbano. 

A iniciativa gerou reações diversas. Após o anúncio, Brunini comentou em suas redes sociais sobre a repercussão do tema, mencionando que algumas pessoas surgiram para questionar a ação. Ele destacou que sua gestão está focada em áreas como saúde e educação, sugerindo que a preocupação com o fechamento desses estabelecimentos pode estar direcionada de forma inadequada. 

Além disso, o prefeito indicou que estabelecimentos como a boate Crystal podem ser alvo de fiscalização pela prefeitura a qualquer momento, caso haja indícios de atividades ilícitas, como prostituição ou cafetinagem.

Brunini afirmou também que pretende acabar com o programa do município de entrega de marmitas e proibir que pessoas e instituições façam a distribuição de alimentos para pessoas em situação de rua na cidade. 

Veja agora o comentário do jornalista Leonardo Sakamoto:

Proibir a existência de prostíbulos, como quer o prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), é tão factível quanto impedir, por decreto, que o sol nasça de manhã. E ele sabe disso. Apenas adota a tática de governos de extrema direita, como o de Jair Bolsonaro e o de Donald Trump, de distrair a população com polêmicas de moral e de costumes. Que é mais rápido do que resolver os principais problemas.

Prostituição está listada na Classificação Brasileira de Ocupações, mas a exploração da prostituição é crime. Contudo, as nuances em relação a isso são tão complexas, que a Justiça tem decidido caso a caso. E o poder público federal tem se debruçado mais ao combate ao trabalho escravo sexual do que em fechar boates.

É incomum que isso se torne uma cruzada de um administrador de uma grande cidade, como Cuiabá. Até porque a população não coloca o tema entre os principais problemas da cidade. Segundo pesquisa Genial/Quaest, de agosto do ano passado, o que tira o sono de 56% dos cuiabanos é a saúde pública. O prefeito tomou algumas ações na área desde que assumiu, mas a melhoria do sistema para garantir bom atendimento à população é difícil, demanda planejamento, competência, recursos e tempo. Então, surgem batalhas contra puteiros e contra a doação de comida a pobres para manter a plateia animada.

Na semana passada, ele já havia afirmado que iria interromper o programa de entrega de marmitas à população em situação de rua. E disse que a sociedade civil deve fazer o mesmo. Segundo ele, matar a fome desse pessoal desse jeito ajuda a mantê-las na rua, defendendo restaurantes populares. A ideia é muito repetida pela turma que pratica de aporofobia, a aversão aos pobres, como bem lembra padre Júlio Lancellotti.

O então deputado federal Abílio Brunini elegeu-se usando o grotesco e o surreal no Congresso para chamar a atenção e se promover midiaticamente e eleitoralmente, seguindo os passos de outro parlamentar que passou três décadas fazendo isso, tornou-se presidente da República e governou assim. Tanto para se manter constantemente em evidência, quanto para desviar a atenção dos verdadeiros problemas

Gonte Revista Piaui

Por Ultima Hora em 25/01/2025

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Lula e presidente da Colômbia se reúnem para discutir Amazônia
08 de Julho de 2023

Lula e presidente da Colômbia se reúnem para discutir Amazônia

Vereador Cláudio Haja Luz, Homenageia Grupo Arimatéia na Câmara Municipal do Rio de Janeiro
22 de Outubro de 2023

Vereador Cláudio Haja Luz, Homenageia Grupo Arimatéia na Câmara Municipal do Rio de Janeiro

Aos gritos de “Fora Bolsonaro”, Mourão sai enxotado da posse de Boric no Chile
12 de Março de 2022

Aos gritos de “Fora Bolsonaro”, Mourão sai enxotado da posse de Boric no Chile

'Daqui para frente eu te chamo de companheiro Alckmin e você me chama de companheiro Lula', diz ex-presidente ao novo aliado
08 de Abril de 2022

'Daqui para frente eu te chamo de companheiro Alckmin e você me chama de companheiro Lula', diz ex-presidente ao novo aliado

Aguarde..