Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
(Folhapress) – A Polícia Federal faz operação na manhã desta quinta-feira (10) em Sorocaba, interior de São Paulo, contra organização criminosa suspeita de desviar recursos públicos destinados à saúde.
Policiais federais estiveram na Prefeitura de Sorocaba e também na casa do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos).
A reportagem questionou a Prefeitura de Sorocaba, mas não teve resposta até a publicação deste texto. Já o prefeito não foi localizado pela reportagem.
A investigação começou em 2022, após suspeitas de fraudes na contratação de uma OS (Organização Social) para administrar, operacionalizar e executar ações e serviços de saúde no município.
Polícia Federal (PF), faz operação na casa do prefeito de Socoraba, Rodrigo Manga, na manhã desta quinta-feira (10) / Foto: Divulgação / PF
Também foram identificados atos de lavagem de dinheiro, por meio de depósitos em espécie, pagamento de boletos e negociações imobiliárias, de acordo com a PF.
Mais de 100 policiais federais cumprem 28 mandados de busca e apreensão nas cidades de Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Votorantim, Itu, São Bernardo do Campo, São Paulo, Santo André, São Caetano do Sul, Santos, Socorro, Santa Cruz do Rio Pardo e Osasco, todas no estado de São Paulo, além de um mandado de busca e apreensão na cidade de Vitória da Conquista, na Bahia.
Também foi determinado o sequestro de bens e valores em um total de até R$ 20 milhões e a proibição da OS investigada de contratar com o poder público.
Os investigados poderão responder pelos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa, lavagem de dinheiro, peculato, contratação direta ilegal e frustração de licitação, de acordo com a PF.
Resposta de Manga
No vídeo, ele aparece descalço na rua onde mora, usando bermuda e camiseta preta, ironizando as buscas feitas pela PF.
“Foi eu lançar minha pré-candidatura a presidente da República, pontuar em terceiro lugar nas pesquisas internas, em segundo lugar para o governo do estado, mandaram a Polícia Federal aqui em casa por causa da denúncia, da denúncia, da denúncia, e acharam algumas coisas aqui em casa: bolo de cenoura, nutella e o pokémon que o meu filho tanto ama”, diz Manga.
Leonardo Avalanche, Presidente Nacional do PRTB se manifestou
"Vejo essa operação como mais um capítulo preocupante da perseguição política que tem se intensificado à medida que nos aproximamos das eleições de 2026, especialmente em relação ao governo de São Paulo. É fundamental que todos os fatos sejam apurados com responsabilidade, mas também é necessário reconhecer quando há motivações políticas por trás de ações que deveriam ser puramente técnicas.
O prefeito Rodrigo Manga tem se destacado como um dos melhores gestores não apenas do estado de São Paulo, mas de todo o Brasil. Sua ascensão, seu bom desempenho administrativo e sua crescente aceitação popular o colocam naturalmente como um nome forte para o governo paulista — e até mesmo para a presidência da República. Isso, inevitavelmente, incomoda quem já está no poder e deseja se perpetuar.
Acreditamos na pessoa do prefeito Manga, em sua integridade e na seriedade com que conduz sua gestão. Caso algum servidor público tenha cometido irregularidades, que seja devidamente investigado e responsabilizado, como deve ocorrer em qualquer democracia séria.
Neste momento, é importante que a sociedade esteja atenta para que o combate à corrupção não seja instrumentalizado como ferramenta de disputa eleitoral. Reforçamos a importância de que as instituições atuem com isenção e responsabilidade, sem permitir que disputas políticas contaminem a busca pela verdade e pela justiça."
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!