Marcapasso feito com IA que reduz em 50% os sintomas do Parkinson

Pesquisadores da Universidade da California descobriram que o dispositivo auxilia nos controles do movimento durante o dia e na ins

Marcapasso feito com IA que reduz em 50% os sintomas do Parkinson

A Inteligência Artificial (IA) tem sido uma das ferramentas chaves no tratamento do Parkinson, que juntamente a um marcapasso cerebral, tem mostrado resultados animadores no tratamento de problemas de movimento e insônia em pessoas com a doença, segundo relatam pesquisadores da Universidade da California em São Francisco em seu artigo, publicado nesta terça-feira (20) na revista científica Nature Medicine.

O marcapasso funciona aliado à um abordagem de estimulação cerebral profunda adaptativa (ou aDBS) usando IA. De acordo com os pesquisadores, esse novo dispositivo foi capaz de reduzir em até 50%  os sintomas dos pacientes que participaram da pesquisa.

O marcapasso monitora as atividades cerebrais dos pacientes, utilizando métodos derivados da IA, que busca qualquer tipo de mudança nos sintomas da doença. Graças ao dispositivo de feedback contínuo, é possível reduzir os sintomas assim que eles são detectados. A IA permite que sejam feitas as estimulações diárias necessárias para facilitar a rotina das pessoas com Parkinson.

Representção do funcionamento do dispositivo (Foto: Reprodução/Phillp Starr Lab)

Na pesquisa, a tecnologia também foi comparada com um implante cerebral conhecida como constante (ou cDBS). O estudo conduziu um ensaio clínico com 4 pessoas, no qual foi avaliado o funcionamento da abordagem durante a rotina do paciente.

“Tem havido muito interesse em melhorar a terapia DBS tornando-a adaptável e autorregulada, mas só recentemente as ferramentas e métodos certos ficaram disponíveis para permitir que as pessoas a utilizem a longo prazo em suas casas”, disse Philip Starr, professor de cirurgia neurológica da cátedra Dolores Cakebread, codiretor da Clínica de Distúrbios do Movimento e Neuromodulação da UCSF e um dos principais autores do estudo, em comunicado.

Segundo a publicação do início do ano, essa nova tecnologia tem o potencial de aliviar a insônia sofrida por pessoas com Parkinson.

“A grande mudança que fizemos com o DBS adaptativo é que conseguimos detectar, em tempo real, onde um paciente está no espectro de sintomas e combiná-lo com a quantidade exata de estimulação de que ele precisa”, disse Little, professor associado de neurologia e autor sênior de ambos os estudos. Tanto Little quanto Starr são membros do Instituto Weill de Neurociências da UCSF.

Prós e contras do marcapasso

Apesar da quantidade de medicação necessária e as oscilações nos sintomas seram reduzidas, o dispositivo ainda apresenta pontos que podem ser aperfeiçoados, como a taxa de compensação que a tecnologia apresenta. Por vezes, o dispositivo compensa demais ou de menos, o que acaba fazendo com que os sintomas oscilem de um extremo ao outro durante o dia.

“Vemos que isso tem um impacto profundo nos pacientes, com potencial não apenas no Parkinson, mas provavelmente também para condições psiquiátricas como depressão e transtorno obsessivo-compulsivo. Estamos no início de uma nova era de terapias de neuroestimulação”, conclui Starr.

A nova descoberta pode permitir com que novos estudos sejam realizados, afim de desenvolver novos tratamentos utilizando esta tecnologia para diferentes distúrbios neurológicos.

 

 

 

Por Ultima Hora em 21/08/2024

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

 Alerj pode criar Auxílio Moradia para pessoas com deficiência
06 de Dezembro de 2022

Alerj pode criar Auxílio Moradia para pessoas com deficiência

Deputado Filipe Soares: Hospitais deverão informar pacientes sobre as diferenças entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem
24 de Março de 2023

Deputado Filipe Soares: Hospitais deverão informar pacientes sobre as diferenças entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem

Você sabe como tratar uma entorse no tornozelo?
03 de Dezembro de 2022

Você sabe como tratar uma entorse no tornozelo?

Terapia de Corpo Emocional com Conceição Pena: Potencializando a Beleza Interna e Externa
29 de Outubro de 2023

Terapia de Corpo Emocional com Conceição Pena: Potencializando a Beleza Interna e Externa

Aguarde..