Marcelo Dino: Programa garante troca de experiências entre jovens e idosos nas escolas públicas

Marcelo Dino: Programa garante troca de experiências entre jovens e idosos nas escolas públicas

O Programa Experiência Camarada pode ser instituído nas escolas públicas do Estado do Rio. O objetivo é unir conhecimento, experiência e novas demandas da atualidade, possibilitando a troca de experiências entre jovens e idosos, através de um ambiente multidisciplinar e reconhecendo valores, tais como a importância do envolvimento da terceira idade na formação moral e educacional dos jovens. É o que determina o Projeto de Lei 1.043/19, do deputado Marcelo Dino (União), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vota nesta quinta-feira (16/02), em primeira discussão. Caso receba emendas parlamentares, o texto sairá de pauta.

O programa deverá favorecer a divulgação e a conscientização da sociedade, com o intuito de construir uma cultura de educação inclusiva, bem como garantir a inclusão das pessoas da terceira idade que queiram contribuir, de forma voluntária, com a educação e desenvolvimento dos jovens através de palestras, treinamentos e engajamento em projetos sociais.

As Secretarias de Estado de Educação e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos deverão regulamentar e implementar o programa. “A juventude será grandemente beneficiada com a troca de ideias e experiências com as pessoas da terceira idade, auxiliando na construção de um futuro melhor, buscando soluções para problemas cotidianos e tornando possível o crescimento pessoal e profissional de jovens e adultos”, afirmou Dino.

Por outro lado, o parlamentar também declarou que o programa ajudará muito os idosos. “O convívio dos idosos com as camadas mais jovens, principalmente no ambiente familiar e no meio profissional, pode diminuir o isolamento social dos mais velhos, além de gerar maior bem estar no idoso, diminui a sensação de solidão, aumenta a expectativa de vida, fora aumentar a noção de sentido para vida desse idoso, porque ele passa a se sentir alguém ativo na sociedade”, concluiu.

Da Editoria Última Hora / Ascom / Imagem: Redes

 

Por Ultima Hora em 18/02/2023
Publicidade
Aguarde..