Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
O candidato a prefeito do Rio, Marcelo Queiroz, vai promover a integração plena entre o Centro de Operações Rio e o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da PM, além de investimentos em câmeras de alta definição para apoiar as ações de segurança pública. O plano foi apresentado, na tarde desta terça-feira (3/9), ao secretário de Segurança Pública, Victor dos Santos, durante encontro no CICC.
- Vamos ter reuniões operacionais semanais para alinhar o apoio da Prefeitura do Rio no combate à criminalidade. Não dá pra ficar só colocando na conta do *Estado e do Governo Federal*, quando há problema, e comemorando quando dá certo, como acontece todos os anos no Carnaval e no Réveillon, ou nos grandes eventos, como no show da Madonna. A segurança é responsabilidade de todos - avaliou o candidato Marcelo Queiroz.
Uma das missões da gestão Marcelo Queiroz será renovar as câmeras de monitoramento da cidade, com implantação de equipamentos de alta definição, que permitam reconhecimento facial e identificação de placas de veículos. De acordo com o site da Prefeitura do Rio, apenas 50 câmeras são usadas com esta finalidade.
– O prefeito usou uma ideia que apresentei como deputado e criou, para dizer na campanha, a Civitas (Central de Inteligência, Vigilância e Tecnologia de Apoio a Segurança Pública). Mas não deu função de verdade ao núcleo. São Paulo está licitando 20 mil câmeras e o que temos aqui são 50 unidades e mais 900 radares, que não reforçam a segurança, só multam. Esta no site institucional. A gente tem condições e orçamento para investir e colaborar com as outras esferas de governo para desafogar e colaborar com as polícias para a redução das manchas criminais da cidade - ressaltou Queiroz.
*Qualificação e valorização da Guarda Municipal*
Outra prioridade de Marcelo Queiroz para investir na segurança do Rio é a reestruturação da Guarda Municipal, qualificando e valorizando o servidor, capaz de contribuir no combate aos crimes de rua. A ideia é fazer valer o plano de cargos e salários da tropa e promover concursos internos e promoção de agentes.
– A Guarda foi traída e sempre está em segundo plano. Vamos resgatar nesse profissional o orgulho de ser parte do time, oferecer condições melhores de trabalho renovando viaturas, inspetorias, modernizando equipamentos e garantindo o básico como fardas novas, por exemplo. Essa mesma Guarda pode atuar em apoio às bases do programa Segurança Presente, do Estado, aproximando a população das forças policiais - completou Marcelo, acrescentando que vai financiar o avanço do programa na cidade.
– Vamos viabilizar que o número de bases do Segurança Presente na cidade seja o dobro do atual - conclui o candidato.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!