Marina e Haddad lançam nos EUA plataforma para investimentos verdes no Brasil

Ministros reuniram-se nesta ter

Marina e Haddad lançam nos EUA plataforma para investimentos verdes no Brasil

Os ministros se encontram com o presidente do Banco Mundial, Ajay Banga

A ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, e Fernando Haddad, da Fazenda, desembarcaram em Washington nesta terça-feira (22) a participaram de reunião com o presidente do Banco Mundial, Ajay Banga, sobre o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês). A iniciativa busca financiar a conservação de florestas tropicais, destinando o capital investido a ativos verdes e aplicando o retorno para manter as florestas em pé.

O objetivo é que seja pago um valor fixo anual para cada hectare de floresta preservada e que haja desconto no valor a receber para cada hectare desmatado ou degradado. A proposta foi apresentada pelo Brasil na COP28, em Dubai, no fim de 2023. A expectativa é que o fundo entre em funcionamento para a COP30, que será realizada em Belém, no Pará, em novembro de 2025.

Marina, Haddad e Banga também discutiram formas de apoiar agendas prioritárias para a presidência brasileira do G20 e no processo para a COP30. Na agenda dos ministros nesta semana, em Washington, está a reunião da Força-Tarefa para Mobilização Global contra a Mudança do Clima do G20.

Plataforma Brasil

Para incentivar investimentos internos para a transição ecológica e o combate à mudança do clima no país, o governo federal lançará na quarta-feira (23/10) a Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos e para a Transformação Ecológica (BIP, na sigla em inglês). A iniciativa irá conectar investidores internacionais a projetos estratégicos de desenvolvimento sustentável no país, com foco na transição ecológica e no combate à mudança do clima.

A BIP será guiada pelo Plano Clima, que norteará a política climática do país até 2035, com estratégias nacionais e planos setoriais nos eixos de mitigação e adaptação. Também terá como base o Plano de Transformação Ecológica, que coordena a transição verde da economia brasileira, com o objetivo de atingir a neutralidade das emissões de gases de efeito estufa até 2050.

A plataforma é uma iniciativa conjunta dos ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima, da Fazenda; do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; e de Minas e Energia. A iniciativa é apoiada pelo BNDES e pela Glasgow Financial Alliance for Net Zero.

A quinta reunião da Força-Tarefa de Clima, na quinta-feira (24/10), terá a presença de ministros de Meio Ambiente, Finanças e Relações Exteriores do G20, além de presidentes de Bancos Centrais e representantes de organismos internacionais, para anunciar os resultados da iniciativa, criada pela presidência brasileira do G20.

Em oito meses de trabalho, a Força-Tarefa buscou reforçar o alinhamento macroeconômico e financeiro global para implementar o Acordo de Paris e outros objetivos da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês). Transversal nas negociações do G20, o grupo tem o objetivo de elaborar estratégias coletivas que acelerem a mobilização de recursos para o combate à mudança do clima.

Por Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima

 

Por Ultima Hora em 23/10/2024

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Governador Cláudio Castro lança Bolsa Atleta RJ
09 de Dezembro de 2021

Governador Cláudio Castro lança Bolsa Atleta RJ

Literatura da Baixada é destaque na Feira Iguassú
12 de Maio de 2023

Literatura da Baixada é destaque na Feira Iguassú

Vereador solicita que Estação do BRT tenha operação estendida em dias de jogos do Vasco
23 de Maio de 2024

Vereador solicita que Estação do BRT tenha operação estendida em dias de jogos do Vasco

Justiça do Rio suspende licitação de parte de uma praça na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio
15 de Dezembro de 2023

Justiça do Rio suspende licitação de parte de uma praça na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio

Aguarde..