Médicos ameaçam demissão coletiva na Saúde se Queiroga não recuar

Especialistas exigem nota técnica do ministério esclarecendo que não foram consultados sobre vacinação de adolescentes

Médicos ameaçam demissão coletiva na Saúde se Queiroga não recuar

DA REDAÇÃO - Médicos que fazem parte da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19, grupo instituído pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, cogitam deixar a comissão caso não haja recuo na não recomendação da vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades.

Em reunião realizada na 6ª feira (17.set.2021), especialistas, representantes de secretarias estaduais e municipais de saúde que formam a equipe rechaçaram de forma unânime a decisão de paralisar a vacinação desse público.

Integrantes da comissão exigem que o ministério publique uma nota técnica esclarecendo que a equipe não foi ouvida e que discorda da decisão. Também querem que a pasta estabeleça um calendário para a retomada da vacinação dos adolescentes.

Queiroga não participou da reunião. A secretária extraordinária de enfrentamento à covid-19, Rosana Mello, foi quem ouviu as queixas dos especialistas. Ela também assinou a nota que suspendeu a vacinação. A secretária prometeu levar os pedidos ao ministro e dar uma resposta até a próxima 6ª feira (24.set). Os médicos afirmaram que se as exigências não forem atendidas, eles deixarão o governo.

Na 5ª feira (16.set), ao anunciar a interrupção da vacinação de adolescentes, o ministro Marcelo Queiroga usou o argumento de que havia um caso de uma jovem que havia morrido deposi de receber uma dose da vacina da Pfizer em São Paulo. O ministro disse não saber se o fato tinha relação com o imunizante, mas enfatizou riscos de miocardite em vacinados.

Análise técnica divulgada na 6ª feira (17.set) indica que não foi a vacina que causou a morte da adolescente. A jovem de 16 anos foi diagnosticada com a doença autoimune “Púrpura Trombótica Trombocitopênica”. Essa seria a causa provável da morte, segundo a secretaria de Saúde de São Paulo. (Do Poder360)

Por Ultima Hora em 18/09/2021
Publicidade
Aguarde..