Médicos-fantasmas no HGG e outras irregularidades são investigadas pela Polícia Civil e motivam pedido de CPI da Saúde em Campos dos Goytacazes

Den

A Polícia Civil de Campos do Goytacazes investiga a suspeita de uma quadrilha de médicos-fantasmas lotados no Hospital Geral de Guarus (HGG), que recebem salários através de Recibo de Pagamento Autônomo (RPA), sem a comprovação de atendimentos à população. Depoimentos prestados na 146ª DP, nesta sexta-feira (20/10), levantaram a suspeita. 

 

A denúncia foi formalizada à polícia pela Comissão Especial de Combate à Desordem Urbana da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), que em fiscalização na tarde de ontem (20) no HGG comprovou que um médico recebe salário mensalmente, através RPA, mas reside e tem consultório na cidade de Vitória da Conquista, no estado da Bahia.

Os deputados Alan Lopes, Filippe Poubel, ambos do PL, e Rodrigo Amorim (PTB), responsáveis pela fiscalização, também detalharam essa e outras irregularidades durante audiência pública na Câmara Municipal de Campos. A Casa ficou lotada para receber os membros do legislativo do Rio em reunião que durou mais de seis horas e terminou à noite.

Na fiscalização no HGG, a coordenadora admitiu que o médico que está na Bahia “empresta” o seu nome para um outro profissional trabalhar no hospital. A coordenadora acabou sendo levada para a delegacia, onde admitiu que outros médicos também fazem o mesmo. 

Segundo relatou o deputado Filippe Poubel, foram encontradas folhas de ponto já preenchidas em datas futuras, e outras referentes ao mês de outubro completamente em branco. O parlamentar também apresentou na audiência áudios da coordenadora convocando médicos a assinarem as folhas de ponto por conta da fiscalização que seria feita pelos deputados. 

“Começamos a desbaratar hoje a máfia do RPA na cidade de Campos dos Goytacazes”, apontou o deputado Rodrigo Amorim, informando que o superintendente do HGG também foi encaminhado para a 146 DP.

Diante da gravidade das denúncias, o deputado Filippe Poubel convocou os vereadores a instalarem uma CPI para apurar as irregularidades na área da saúde. Durante o seu discurso, Poubel concedeu à parte a um vereador e foi informado de que já existe uma CPI protocolada e que as novas denúncias serão incorporadas para que a comissão seja efetivada e inicie os trabalhos.

“Essa comissão da Alerj não é de direita, centro ou esquerda. O nosso trabalho é fiscalizar para que a população possa receber serviços de excelência, e os corruptos sejam denunciados e punidos”, frisou Filippe Poubel.

Além do registro de ocorrência que foi feito na 146ª DP, a comissão da Alerj vai apresentar denúncia ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). Informações levantadas pela comissão apontam que o governo estadual repassou cerca de R$ 1 bilhão para a atual gestão da Prefeitura de Campos.

“Longe de nós querer usurpar a competência dos vereadores, muito pelo contrário. A nossa parte é fiscalizar tudo relacionado ao Governo do Estado. Estamos à disposição da cidade de Campos para que a população tenha uma vida melhor, uma saúde de qualidade, um transporte de qualidade, é para isso que o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, se empenha tanto. Agora, é obrigação nossa fiscalizar os recursos que chegam e saber o que está sendo feito”, explicou o deputado Alan Lopes, presidente da Comissão Especial de Combate à Desordem Urbana.

Deputado Rodrigo Amorim apontou que máfia do RPA em Campos começou a ser desbaratada 

Deputado Alan Lopes destacou a importância de fiscalizar a utilização de recursos públicos

 

Juliana Oliveira 

Assessoria de imprensa 

Por Ultima Hora em 21/10/2023

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Gerente de bar morre após ser baleado enquanto tentava separar uma briga em São João de Meriti
16 de Janeiro de 2023

Gerente de bar morre após ser baleado enquanto tentava separar uma briga em São João de Meriti

Sâmia lembra seis meses do assassinato do irmão e cobra respostas para o crime
06 de Abril de 2024

Sâmia lembra seis meses do assassinato do irmão e cobra respostas para o crime

Transportes Flores faz campanha de valorização de rodoviários
25 de Julho de 2023

Transportes Flores faz campanha de valorização de rodoviários

Carteira digital:SUS já utiliza o CPF como único documento
23 de Fevereiro de 2022

Carteira digital:SUS já utiliza o CPF como único documento

Aguarde..