Mês da Mobilidade terá mais de 40 atividades de educação no trânsito

Abertura oficial aconteceu com show de humor na Sala Nelson Pereira dos Santos

Mês da Mobilidade terá mais de 40 atividades de educação no trânsito

A Prefeitura de Niterói realizou, nesta segunda-feira (18), na Sala Nelson Pereira dos Santos, a abertura oficial do Mês da Mobilidade. Desde o início de setembro, o município intensificou as ações de educação para o trânsito. Com o slogan “No trânsito, Niterói escolhe a vida”, o Mês da Mobilidade terá 44 atividades sobre educação para o trânsito, segurança viária e mobilidade ativa. As atividades estão sendo realizadas pela Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans), em parceria com outros órgãos. A abertura oficial teve show de humor da atriz Cida Mendes com a personagem Concessa, que falou sobre segurança no trânsito de forma lúdica. O transformer Bumblebee também participou do evento.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou a importância da segurança no trânsito e o foco em privilegiar o transporte público na cidade. 

"O tema da mobilidade é muito importante porque é uma questão que salva vidas. Niterói escolhe a vida é uma frase que faz a gente refletir. Estamos trabalhando diversas ações de educação no trânsito. O transporte hoje é fundamental para a vida das pessoas. Tem a ver com o acesso ao emprego, com o direito de ir e vir. Precisamos preparar a cidade para essas demandas. Por isso, enviamos uma mensagem para a Câmara com o propósito de subsidiarmos parte da tarifa de ônibus, pois precisamos valorizar o transporte público em Niterói”, explicou Axel Grael.

As atividades sobre educação no trânsito e mobilidade ativa fazem alusão à Semana Nacional do Trânsito estabelecida pelo Código de Trânsito Brasileiro em 1997. O objetivo é mobilizar todos os setores da sociedade para que todos se responsabilizem por um trânsito mais seguro.

De acordo com o presidente da NitTrans, Gilson de Souza, as atividades do Mês da Mobilidade em Niterói têm o objetivo de promover o respeito entre motoristas, ciclistas e pedestres. 

"Essa é uma semana importante porque no país inteiro celebramos a mobilidade. Em Niterói, fazemos um mês inteiro de mobilidade, com várias ações nas escolas e nas ruas. Queremos conscientizar a população. Empatia é melhor palavra para sintetizar a mensagem que queremos em Niterói. Empatia é fundamental no trânsito. O respeito é fundamental para a segurança de todos", ressaltou Gilson de Souza. 

Nas duas primeiras semanas, centenas de crianças de escolas municipais participaram de atividades dentro e fora das salas de aula, com direito a uma visita ao Centro de Controle Operacional da Ecoponte. Elas participaram de brincadeiras na mini-pista, que imita uma cidade em miniatura.

As ações também incluem a capacitação de motoristas de ônibus colocados no lugar de ciclistas para perceberem a sensação de ter um grande veículo passando tão perto. Os motoboys e ciclistas de deliverys vão receber noções de segurança viária, educação, legislação de trânsito e primeiros socorros. 

No final de semana passado, mais de 50 pessoas participaram da Pedalada Inclusiva, no Parque Orla de Piratininga (POP), com o objetivo de promover a inclusão e o entretenimento de pessoas com deficiência. A programação do mês também incluiu atividades com crianças e famílias no Campo de São Bento, teatro, pedalada infantil, ação na ponte com a Polícia Rodoviária Federal e equipe da Lei Seca, entre outras.

Por Ultima Hora em 18/09/2023
Aguarde..