Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), através de seu Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Pessoa Idosa (CAO Pessoa Idosa), esteve presente na edição de 2024 do Congresso GeriatRio, promovido pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Estado do Rio de Janeiro (SBGG-RJ). O evento, que ocorreu entre os dias 3 e 5 de outubro, trouxe como tema central “O protagonismo da pessoa idosa nos seus diferentes percursos”, destacando o papel essencial dos idosos na sociedade.
A equipe técnica do Núcleo de Apoio Técnico Multidisciplinar (NATEM/MPRJ) marcou presença ao apresentar dois trabalhos na modalidade de pôster eletrônico: “O panorama das instituições de longa permanência para idosos no município do Rio de Janeiro” e “Contenção ambiental: cuidado ou violação de direitos?”. Ambos os estudos refletiram as experiências e os desafios enfrentados pelos profissionais no atendimento a casos envolvendo idosos, oferecendo uma visão prática e aprofundada sobre a realidade dessas instituições.
A promotora de Justiça Cristiane Branquinho, da 5ª Promotoria de Proteção à Pessoa Idosa da Capital, também teve uma participação de destaque. Ela integrou a mesa de debate sobre “Incapacidade cognitiva e consequências legais”, ao lado do psiquiatra Leonardo Meyer, em uma discussão mediada pelo doutor e mestre em Direito Civil, Vitor Almeida. Para Cristiane, o encontro reafirma o compromisso do MPRJ em investir na qualificação contínua de seus profissionais, buscando sempre o aprimoramento das ações em defesa dos direitos da população idosa.
O congresso evidenciou a importância de promover um diálogo constante sobre o envelhecimento, sempre com foco na proteção e valorização dos idosos, que continuam a desempenhar um papel vital em nossa sociedade.
Fonte: MPRJ
Por: Arinos Monge.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!